A Associação Regional Missões 2, que reúne dez sindicatos de trabalhadores rurais da região, segue as reuniões locais de mobilização dos produtores para o 11º Grito de Alerta, que ocorre no próximo dia 19 de março em São Luiz Gonzaga. Depois do lançamento das mobilizações ocorrido na segunda-feira, em frente a agência são-luizense do Banco do Brasil, nesta quarta-feira foram promovidos encontros nos municípios de Garruchos e Dezesseis de Novembro.
Para o presidente da Regional Missões 2, Márcio Langer, o grande roteiro pelos municípios missioneiros se faz necessário pela gravidade da situação imposta pela estiagem. “Estamos trabalhando muito na construção desse processo, para que a mobilização realmente chegue ao governo e a toda nossa sociedade. Todos precisam ter a clareza e a compreensão do impacto das perdas em cada município.”
Para Langer, “as chuvas dos últimos dias foram boas, mas não conseguem mitigar as perdas já consolidadas. O produtor tem de participar, lutar junto, para que possamos demonstrar que nossa região precisa de ajuda a frente aos problemas climáticos recorrentes que enfrentamos ano após ano. Nesta quinta-feira, às 10 horas, estaremos na Câmara de Vereadores de São Nicolau e, à tarde, em Pirapó, Já no dia 27 estaremos em frente ao Banco do Brasil de Roque Gonzales para uma ação semelhante a que ocorreu em São Luiz na segunda-feira. A mobilização tem de ser total e permanente.”
FONTE: RÁDIO MISSIONEIRA