Em abril deste ano, região chegou a ter mais de 200 hospitalizados e taxa de ocupação de leitos de UTI em 100%
A região das Missões registra, atualmente, uma vertiginosa queda no número de internações e novos casos de covid-19. Segundo o coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iury Sommer, apenas 20 pacientes estão hospitalizados com a doença na região.
Santo Ângelo, a maior cidade missioneira, chegou a ficar um mês sem o registro de novos óbitos e São Borja não contabiliza internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva. Os números são otimistas, comparados a abril deste ano, quando a região chegou a ter mais 200 pessoas internadas e taxa de ocupação dos leitos de UTI em 100%.
Conforme Iury, a queda nos indicadores da doença é resultado da ampla imunização conquistada pelo Rio Grande do Sul, que já vacinou 93% de sua população com primeira dose e 72% com a segunda. Mais de 60% dos adolescentes gaúchos também já receberam a primeira aplicação e a dose de reforço segue sendo distribuída aos públicos-alvo.
O coordenador de Saúde, enfatizou, por fim, que alguns municípios estão tendo novos focos de covid-19, mas que o fato, felizmente, não está impactando no número de internações. “Devemos seguir nos cuidando, adotando as medidas sanitárias já conhecidas, pois a pandemia ainda não se encerrou”, concluiu.
Rádio Missioneira