Região das Missões inicia vacinação contra gripe na segunda-feira

Compartilhe!

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) definiu nesta semana o calendário para a vacinação contra a gripe nos grupos prioritários. A campanha ocorre em nível nacional a partir da próxima segunda-feira (12) e a estimativa é de que cerca de 5 milhões de pessoas sejam imunizadas no Rio Grande do Sul.

Os 24 municípios da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde receberão um total de 8.560 doses do imunizante, atingindo nesse primeiro momento 29% do público alvo.

A primeira etapa começa pelas crianças acima dos seis meses e com menos de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz em até seis semanas), trabalhadores da saúde e indígenas. Esse grupo, de acordo com dados da SES, soma 1.274.925 mil pessoas no Estado. Elas receberão a dose entre 12 de abril e 10 de maio.

Em seguida, será a vez de idosos a partir de 60 anos e professores, que totalizam 2.284.961 integrantes. Eles poderão se imunizar entre 11 de maio e 8 de junho.  De 9 de junho a 9 de julho serão vacinadas as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, os caminhoneiros, os trabalhadores do transporte coletivo, os trabalhadores portuários, as forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, a população carcerária e os funcionários do sistema prisional. Juntos, somam 1.450.199.

De acordo com especialistas, a vacina da gripe, também chamada de influenza, é ainda mais importante durante a pandemia, pois ajuda no diagnóstico para o coronavírus, além de evitar uma sobrecarga no sistema de saúde. Essa vacina deve ser feita com um intervalo de 14 dias com as doses da vacina contra a covid-19.

Fonte: Rádio Missioneira, com informações de GaúchaZH