Uma comitiva de representantes da Rota Missões participou, no final de setembro, da Feira Internacional do Turismo (FIT), realizada em Buenos Aires, na Argentina. Transpassando fronteiras e consolidando-se no calendário global, as reuniões comerciais e os contatos gerados durante a feira convertem-na em aprendizado para os agentes de desenvolvimento para o turismo. Isso em função de que, os negócios mais destacados da indústria turística têm seu espaço reservado na FIT América Latina, que se sobrepõe como uma ponte para novas oportunidades comerciais.
Este ano a feira celebrou a riqueza e a diversidade do Brasil, convidando todos a explorar seus destinos fascinantes e mergulhar em suas tradições únicas. O Rio Grande do Sul participou com um estande, oportunizando que várias regiões turísticas mostrassem suas potencialidades e experiências.
A FIT atrai toda a oferta turística internacional, criando um palco onde florescem conexões comerciais e alianças estratégicas. Cada encontro se traduz em uma oportunidade única de estabelecer acordos e estratégias comerciais que oferecem um excelente retorno.
“A participação da região em eventos de promoção turística nacional e internacional influencia positivamente a comercialização do destino. A propaganda influencia positivamente a imagem e a promoção do destino turístico e a presença em redes sociais influencia positivamente a imagem. Trabalhando integrado com as demais regiões do estado é possível consolidar novos roteiros e avaliar o atendimento e as experiências oferecidas localmente”, disse Izabél Cristina Ribas, interlocutora da Instância de Governança Regional (IGR) Rota Missões.
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul selou importante compromisso durante a FIT. O convênio firmado visa a potencialização do fluxo turístico na fronteira, fortalecendo o turismo bilateral e gerando desenvolvimento na região. Segundo dados da Embratur, em torno de 1,9 milhão de turistas argentinos visitaram o Brasil em 2023, dos quais 728 mil estiveram no Rio Grande do Sul. De janeiro a agosto deste ano, mais de 481 mil “hermanos” ingressaram no país através do estado gaúcho e muitos passando pelas fronteiras situadas em São Borja e Porto Xavier.
Fonte: AMM