Realizado o 2° Encontro regional de Aposentados em Roque Gonzales - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
17 de novembro de 2013
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Realizado o 2° Encontro regional de Aposentados em Roque Gonzales

17 de novembro de 2013 l 10:46
Materia atualizada: 17/11/2013 l 10:46




Compartilhe!

Foi realizado sexta-feira, dia 15, o 2º Encontro Regional da Terceira Idade e Aposentados Rurais, no salão da comunidade da Esquina Emanuel, interior de Roque Gonzales. O evento contou com a presença de aproximadamente 450 pessoas de todas as idades entre moradores do município e excursões dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) de Bossoroca, Dezesseis de Novembro, Pirapó, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Nicolau e Porto Xavier, que fazem parte da Regional Missões II. O município vizinho de São Paulo das Missões também foi representado. A recepção aos participantes começou às 8h, e às 9h aconteceu um culto ecumênico.
A abertura oficial foi às 9h30. O presidente da associação da comunidade da Esquina Emanuel, Irineu Kiessler, agradeceu a presença de todos e deu boas-vindas. “Se sintam bem em nosso meio”, desejou. Em seguida, a presidente do STR de Roque Gonzales e coordenadora regional de Aposentados Rurais, Laura Langer, falou da importância de celebrar o Dia do Aposentado – que foi no dia 5 de outubro. “Vamos continuar unidos. Nós somos o alicerce da federação e do movimento sindical. Somos exemplos para os jovens”, afirmou, se referindo aos aposentados. Já o presidente da Regional Missões II, Agnaldo Barcelos, destacou o objetivo do evento. “É um encontro de confraternização e festa, mas serve também para mostrar a importância do movimento sindical seguir forte nas lutas”, disse. E completou: “vamos sair daqui ainda mais fortalecidos”. O prefeito de Roque Gonzales, Sadi Wust Ribas, falou da necessidade de evitar o êxodo rural e do destaque que os agricultores familiares têm. “Vocês trabalhadores rurais são os fundamentais, são os que fizeram acontecer. Hoje é dia de comemorar por tudo que vocês fizeram”, afirmou. Para encerrar a solenidade de abertura, o presidente da Fetag-RS, Elton Weber, falou sobre o trabalho do movimento sindical. “Não é só para o agricultor e para o aposentado que as lutas do movimento sindical são importantes, é para recuperar a dignidade de todos”, disse. Ele também destacou a importância do setor para os pequenos municípios. “A agricultura e a pecuária são o que fazem a economia desses municípios girar”, enfatizou, e citou a aposentadoria, o Pronaf e a habitação rural como exemplos. Também fizeram parte da mesa e discursaram a prefeita de São Paulo das Missões, Noila Ruber, o prefeito de Dezesseis de Novembro, Mico Gonzatto, e o deputado estadual e ex-presidente da Fetag-RS, Heitor Schuch (PSB).
PALESTRANTE AINOR LOTÉRIO ANIMA O PÚBLICO
Após abertura oficial do 2º Encontro Regional da Terceira Idade e Aposentados Rurais, o palestrante Ainor Lotério, especialista em motivação humana reflexiva, cooperativismo e mestre em Gestão de Políticas Públicas, entre outras atribuições de seu extenso currículo, ministrou a palestra “A Arte de Viver e a Sabedoria de Envelhecer”. Ele começou a explanação circulando no meio do público com uma bicicleta pequena enquanto falava no microfone do headset que usava. Ainor citou vários temas (alegria, carinho, sexo, bom humor, auto-estima, fé) para mostrar o valor da terceira idade e como aproveitar o envelhecer. Também trouxe reflexões para os mais jovens. Muito dinâmico, interagiu o tempo todo com a plateia e, tocando um violão, fez todos cantarem e baterem palmas com ele, além de darem as mãos e se abraçarem. “Precisamos descobrir o que fazer com a idade a mais que ganhamos”, “Somente os idiotas se lamentam em envelhecer” e “Viva bem cada uma das suas idades” foram algumas das frases usadas por ele na apresentação, encerrada com muitos aplausos e assédio ao palestrante.
Após a palestra, foi servido o almoço, e à tarde, realizada uma reunião dançante com o grupo Arte Serrana. O encerramento do evento foi às 18h.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados