Realizado Encontro macrorregional de aposentados no STR de Três Passos - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
2 de dezembro de 2013
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Realizado Encontro macrorregional de aposentados no STR de Três Passos

2 de dezembro de 2013 l 08:27
Materia atualizada: 02/12/2013 l 08:27




Compartilhe!

Foi realizado sexta-feira, dia 29, o Encontro Macrorregional de Aposentados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Três Passos. O evento começou às 9h e teve a presença de aproximadamente 60 pessoas entre aposentados e diretores dos sindicatos das regionais Missões I, Missões II, Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, que formam a Macrorregional Missões Fronteira Noroeste.

Segundo o coordenador da Macro, Agnaldo Barcelos, o objetivo do encontro era discutir alternativas para manter o aposentado próximo do movimento sindical e também para realizar a sucessão rural.
Após as boas-vindas do presidente do STR de Três Passos, Erardt Araldo Hepp, e da mística com terra, água e semente, o debate sobre o tema “Terceira Idade e sua Importância para o Movimento Sindical” foi mediado pela secretária geral da Fetag-RS, Elisete Hintz, pela assessora da Terceira Idade da Fetag-RS, Elisane Kern, e pela assessora da Terceira Idade da Contag, Viviane Rodrigues.

Elisete Hintz falou sobre o aumento da expectativa de vida, a diferença dos cuidados com a saúde entre homens e mulheres, o aumento da população, além do número de aposentados no Brasil e de associados no STR. E questionou: “como aposentar os demais?”. Elisete ressaltou a importância de planejar as ações, conhecer os sócios e garantir a implementação do Estatuto do Idoso, criado em 2003, mas desconhecido por muitos, como destacou também Viviane Rodrigues. “O Estatuto do Idoso é só a consolidação dos direitos. Ele já tem 10 anos e muitos direitos não estão em prática. Não precisamos criar mais leis, precisamos colocar o Estatuto em prática”, disse a assessora da Contag. A discussão seguiu com o objetivo de construir um plano de ações para o tratamento à terceira idade.

À tarde, o debate foi sobre “Sucessão Rural”. Elisane Kern falou sobre a relação com os jovens, o acesso à terra e a ausência de participação dos jovens nas decisões na propriedade dos pais. Viviane Rodrigues lembrou que por muito tempo o tema foi apenas discutido pelos jovens. “Sucessão rural se não passar por discussão em todas as gerações, vai ficar só na discussão”, alertou ela. Agnaldo Barcelos disse que “precisamos que este problema (sucessão rural) seja encarado com um programa, um planejamento”. Com esse intuito, foi formado um grupo de trabalho com representantes das regionais para pensar e realizar o programa de planejamento de ações proposto na discussão. Com esse compromisso, o Encontro Macrorregional de Aposentados foi encerrado às 15h.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados