logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Realização anual da Mostra da Arte Missioneira foi oficializada

Compartilhe!

Parceria entre Brasil, Argentina e Paraguai foi consolidada com assinatura de protocolo de intenções entre os três países, que se revezarão em sediar o maior evento de divulgação da cultura missioneira
Com uma grande solenidade realizada no Paseo Multicultural “La Costanera”, na cidade argentina de Posadas, foi firmado o compromisso previsto no Novo Protocolo de Intenção da Mostra da Arte Missioneira, o qual foi assinado pelos prefeitos das cidades de São Luiz Gonzaga (Brasil), Posadas (Argentina) e San Ignacio Guasú (Paraguai) e que consolida a realização do evento anualmente, com revezamento da cidade-sede.

Na oportunidade, uma comitiva são-luizense composta pelo prefeito Junaro Figueiredo, pela vereadora e presidente da comissão brasileira da Mostra, Eni Araújo Malgarim, profº Sérgio Venturini e o advogado Nei Malgarim esteve presente junto com as comitivas da Argentina e Paraguai, no objetivo de renovar o compromisso formal firmado em 1981 que estabelecia a continuidade dos encontros de natureza artística de enaltecimento dos valores culturais advindos da identidade missioneira, potencializando o vínculo histórico entre os 30 povos remanescentes das reduções jesuíticas. Por conta disso, a comissão permanente da Mostra da Arte Missioneira, nos últimos anos, trabalhou incansavelmente pelo retorno dos encontros culturais entre os três países, culminando no sucesso das últimas edições do evento e firmando o compromisso pela sua continuidade.

PROTOCOLO DE INTENÇÃO – No ato da assinatura, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo, e os intendentes de Posadas, Orlando Franco, e de San Ignacio Guasú, Adelma Salas de Ruiz, rubricaram o protocolo de intenção da Mostra, sob o testemunho dos integrantes das comissões da Mostra da Arte Missioneira dos três países, com a posterior troca de cumprimentos e a certeza da união consolidada na divulgação da cultura e das peculiaridades remanescentes do período missioneiro.

PRONUNCIAMENTOS – Após assinado o protocolo, a presidente da comissão brasileira da Mostra, Eni Malgarim, destacou em seu pronunciamento os 32 anos de realização do evento, com a consolidação da divulgação de nossa cultura em conjunto com os três municípios remanescentes dos povos jesuítas. Destacou, principalmente, o trabalho efetuado pelas comissões em resgatar o sucesso das edições anteriores, culminando em uma renovação de espírito da Mostra da Arte Missioneira.

“SOMOS TODOS MISSIONEIROS” – Ressaltando as origens dos povos jesuítas, o prefeito Junaro Figueiredo fez referência aos cidadãos dos países vizinhos que, antes de qualquer coisa, “somos todos missioneiros”. Sob esta égide, salientou o fortalecimento de um povo com a valorização de suas origens, argumentando a importância em manter a realização contínua da Mostra como forma de preservar sempre acesa a chama da cultura missioneira e de resgate histórico das lutas de nossos antepassados.

Com a assinatura do protocolo de intenção, ficou acertada a realização anual e com alternância dos municípios a sediar o evento ano a ano. Para 2014, a cidade de San Ignacio Guasú, no Paraguai, irá sediar a Mostra da Arte Missioneira, com São Luiz Gonzaga realizando o evento em 2015 e, subsequentemente, no ano seguinte, em Posadas. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.