A Rádio Missioneira, através do seu diretor Nivaldo Maciel, está participando, nesta semana, do 26º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão. O evento ocorre em Canela até quinta-feira (26) e é uma realização da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (AGERT).
O congresso mantém a tradição de promover palestras, debates, exposições de fornecedores e momentos de confraternização. Na última terça-feira (24) houve a palestra magna de Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR).
Em entrevista para a Rádio Missioneira, Paulo destacou que a entidade possui vários desafios no continente americano, mas que o combate à desinformação é o principal deles.
“Os desafios que temos na presidência da AIR, ademais da defesa da liberdade de expressão, que assola, infelizmente, muitos países, é a questão da assimetria regulatória, entre as empresas de radiodifusão e as empresas de plataformas digitais”, afirma o presidente.
Segundo Paulo, as plataformas acabam oferecendo o mesmo conteúdo das empresas de radiodifusão, porém, sem ter responsabilidade.
“É importante lembrar que liberdade e responsabilidade são faces de uma mesma moeda. Isso é parte de uma civilização, senão teríamos um mundo sem lei. Isso se verifica na distribuição de fake news, por exemplo”.
Conforme o presidente, a AIR já está “debruçada” buscando uma solução para este caso. “Essas regras que pretendemos lançar serão as bases nas três Américas”, concluiu.
Rádio Missioneira