A Coopatrigo, através das Rações Piratini, realizou um importante encontro na última segunda-feira (9) onde foram destacados os cenários da pecuária de corte para 2025. O evento teve a participação do professor Júlio Otávio Jardim Barcellos, graduado em Medicina Veterinária; especialista em Sistemas de Produção Animal pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza e mestre e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ele atua como pesquisador da cadeia produtiva de carne bovina há 35 anos. Atualmente, é professor titular da UFRGS, atuando no Departamento de Zootecnia, tanto na graduação como na pós-graduação. Também é fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva – desde sua origem, em 2006.
O especialista trouxe informações otimistas para o mercado bovino, com valorização do boi gordo a partir de janeiro, panorama que já começou a ser registrado neste final de 2024. “O próximo ano será um ano mais favorável para a pecuária, também puxada por uma redução do ciclo, decorrente do abate de matrizes em 2021, 2022 e 2023”, destacou.
Ele também citou mais dois pontos favoráveis a esta tendência, que é o aumento substancial nas exportações para a China, maior compradora da carne brasileira, com aproximadamente 60% das nossas exportações, e também o recente acordo do Mercosul com a União Européia, autorizando a exportação.
Júlio Barcellos destacou que o pecuarista para aproveitar esse cenário tem que cuidar da sua parte, terminando animais mais jovens e com qualidade, mas para isso tem que investir em suplementação e pastagens, porque somente em campo nativo não vai conseguir aproveitar esse bom momento da pecuária de corte.
O evento foi desenvolvido com o apoio do Sescoop/RS e Fecoagro/RS e teve também a participação da DSM Tortuga.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Coopatrigo