A província de Misiones, na Argentina, assim como o Rio Grande do Sul, enfrenta uma das maiores estiagens de sua história. Por lá, outro agravante que preocupa são os incêndios florestais, que estão fugindo do controle nesta semana. O intenso calor, com máximas acima de 40ºC durante vários dias, faz as chamas se alastrarem por diversos pontos.
Nesta quinta-feira (20), bombeiros e voluntários unem esforços para combater os incêndios que avançam no Parque Provincial Salto Encantado, nas proximidades da cidade de San Vicente. Algumas famílias de índios Guarani vivem no local. Um avião hidrante colabora nos trabalhos.
No vídeo abaixo, divulgado pela MetSul Meteorologia, é possível ver a altura das chamas na localidade de Colonia Carril, nas proximidades de San Vicente.
“As montanhas estão secas em todos os lugares, o vento alimentou o fogo que devora vegetais de todos os tipos e alturas”, informa o jornal El Território, o maior da província.
Os bombeiros também combatem focos de incêndios nos municípios de Dos de Mayo e San Pedro, às margens da rodovia Ruta 14, há poucos quilômetros da divisa com o Rio Grande do Sul. As chamas atingem principalmente as florestas de Pinus, uma das bases da economia provincial, queimando áreas particulares pertencentes a algumas multinacionais, não muito longe da costa do Rio Uruguai.
Em Picada Cinco Tocos, município de San Vicente, continuam os trabalhos de combate às chamas que até agora causaram a perda de vegetação em cerca de 2.500 hectares. Acredita-se que o fogo poderá ser controlado em poucas horas, mas policiais, bombeiros e vizinhos continuam com o trabalho intenso.

Rádio Missioneira | Com informações do jornal El Territorio