Segundo vereadora Ana Barros, medida visa dar agilidade no atendimento de pacientes que necessitam, por exemplo, de medicação
A vereadora Ana Barros (PT), em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta terça-feira (28), informou que está entrando com uma proposição junto a Câmara Municipal nos próximos dias para tratar sobre o protocolo de enfermagem nos postos de saúde de São Luiz Gonzaga.
Conforme a vereadora, ela já fez visitas a cidade de Santa Rosa para averiguar a forma de funcionamento. Segundo Ana Barros, no protocolo de enfermagem, o enfermeiro pode, dentro de suas competências, fazer por exemplo prescrições de medicamentos para alguns problemas de saúde. O profissional pode, também, prescrever a receita para medicamentos contínuos, avaliado como um dilema atual no município pela vereadora.
Ainda na área da saúde, Ana Barros informou que a Câmara Municipal repassou para a prefeitura um recurso de R$ 238 mil para a aquisição de uma van para o transporte de pacientes. Após passar pelos tramites necessários, o processo de licitação será aberto.
Por fim, a vereadora mostrou preocupação com a falta de insumos para o tratamento do câncer no país. Segundo ela, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, foi chamado para uma comissão na Câmara Federal, por iniciava dos deputados Paulo Pimenta e Alexandre Padilha, para prestar esclarecimentos.
Conforme Ana Barros, o ministério liberou neste ano apenas 21% do recurso necessário para dar a atenção ideal aos pacientes.
“Como ficará a situação destes pacientes que precisam de um tratamento rápido? ”, questionou a vereadora.
Rádio Missioneira