Projeto planta árvores frutíferas nativas na cidade de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Mais de 200 mudas de guabijú, guabiroba, ariticum, pitanga e, inclusive, sete-capotes, foram plantadas

Uma atitude inovadora que vem sendo realizada em diversas cidades do Brasil está sendo executada, também, em São Luiz Gonzaga. É o projeto “Frutificar”, promovido pela Casa do Poeta e que visa o plantio de mudas de árvores frutíferas nativas na zona urbana da cidade.

Em entrevista à Rádio Missioneira, a coordenadora do projeto e também presidente da Casa do Poeta, Vania Coimbra, destaca que mais de 200 mudas foram plantadas em áreas públicas de São Luiz Gonzaga. Entre as frutíferas estão guabijú, guabiroba, ariticum, pitanga e, inclusive, sete-capotes, árvore considerada ameaçada de extinção na região. 

Segundo Vania, a ideia do projeto surgiu após a constatação de que a arborização da cidade de São Luiz Gonzaga está envelhecendo. O projeto foi lançado em 2019, com o plantio de um muda de guabiroba no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.  

Atualmente, 54 mudas de frutíferas nativas já foram plantadas no entorno da Estação Férrea e outras 15 na Praça Cícero Cavalheiro. Conforme Vania, mais árvores deverão ser plantadas em outros pontos da cidade, inclusive em frente às residências, quando o morador tiver interesse.

As covas onde são depositadas as mudas são feitas por colaboradores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O projeto conta com inúmeros parceiros, tanto no âmbito da Administração Municipal, como de entidades e comércio local.

Rádio Missioneira