Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Projeto de revitalização do Calçadão de São Luiz Gonzaga é apresentado

Compartilhe!

Proposta é de uma rua compartilhada, com pavimentação em concreto usinado com fibra de polipropileno. Local terá foco, também, no paisagismo 

Nesta quinta-feira (7), a arquiteta Lauriane Duarte Brum apresentou detalhes do projeto de alterações do Calçadão de São Luiz Gonzaga, situado na Rua Treze de Maio. Recentemente, o prefeito Sidney Brondani informou que a alteração do trecho, entre a Avenida Senador Pinheiro Machado e a Rua Bento Soeiro de Souza, foi sugerida pela Brigada Militar, por meio do comandante do 14º BPM, Major Eduardo Brum. O órgão de segurança solicitou mudanças no sentido da rua, a qual passaria a ser mão dupla, para facilitar o acesso da BM em casos de emergência.  

Conforme a arquiteta da SEMPLA, Lauriane Duarte Brum, a proposta é de uma rua compartilhada – com pavimentação em concreto usinado com fibra de polipropileno – na qual a pista de rolamento será alargada e seguirá no mesmo nível das calçadas, as quais serão separadas por balizadores de jardim, que servirão como limitantes e também proporcionarão a iluminação de piso em toda a extensão da rua. Em decorrência da caída natural do trecho, a drenagem pluvial será feita por meio de uma grelha em toda a extensão do lado direito, seguindo sentido norte da rua.

O projeto também propõe a instalação de parklets de madeira plástica como espaço de convívio e como posto de abrigo da Brigada Militar, além da instalação das sinalizações verticais e horizontais obrigatórias. Quanto ao paisagismo da rua, segundo a arquiteta, serão mantidos alguns canteiros e adicionados outros com uso de árvores símbolos do município – preservando também as palmeiras – por oferecerem sombra, embelezamento e conforto aos cidadãos.

“O projeto busca inovação, estética e funcionalidade, além de atender a demanda de modificação no sentido da rua, para via de mão dupla, facilitando assim o tráfego e também o trabalho de emergência quando necessário”, destacou a arquiteta Lauriane Brum.

This slideshow requires JavaScript.

Fonte:  Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMPLA e adaptações da Rádio Missioneira