Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Projeto de inovação na irrigação beneficia 25 municípos das Missões

Compartilhe!

Agricultores familiares serão beneficiados com projetos de inovação na área de irrigação na região das Missões. A proposta é apresentar alternativas, especialmente nos períodos onde há falta de chuva, que tem como consequência prejuízos na atividade agropecuária. Neste contexto, a Emater/RS-Ascar está engajada também no desenvolvimento de projetos de irrigação, vinculados ao programa de Inovação na Irrigação das Missões, proposto pela a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo.

Mais de R$ 1 milhão serão injetados pela Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para a instalação dos sistemas. aspersão convencional, autopropelido, micro aspersão e gotejamento que deverão ser instalados em pastagens, olerícolas, frutíferas, lavouras de alfafa, milho e campo nativo. A Emater/RS-Ascar será a responsável pela elaboração dos 66 projetos que serão implantados inicialmente em 25 municípios.

Participam do processo de implantação da proposta o Polo de Modernização Tecnológica das Missões e instituições de Ensino Superior, entre elas, URI – Campus Santo Ângelo; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Cerro Largo; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), campus de São Luiz Gonzaga; além das Escolas Técnicas Cruzeiro do Sul de São Luiz Gonzaga, Guaramano de Guarani das Missões e Aquilino de Santis de Santo Antônio das Missões.

Segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de irrigação, engenheiro agrônomo Marco André Junges, serão beneficiados agricultores, cujas propriedades têm disponibilidade de água para irrigação, com condições de outorga; que assumam o compromisso de manutenção dos equipamentos recebidos em comodato, assim como mantê-los por no mínimo dois anos em funcionamento; e que sejam assistidos pela assistência técnica e extensão rural. O agricultor receberá os equipamentos em comodato de dois anos. Ao final deste período deverá retornar, para a URI, 15% do valor total do projeto.

Da mesma forma, a URI e as escolas técnicas serão beneficiadas com os quatro tipos de irrigação que serão utilizados na educação de seus estudantes e, também, para a produção de alimentos destinados aos restaurantes escolares.

A partir da instalação dos sistemas de irrigação e do acompanhamento de seus resultados, pretende-se, ainda, fomentar estudos relativos às culturas beneficiadas, dentro do Polo de Modernização Tecnológica das Missões.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.