Projeto de iluminação pública com lâmpadas de LED é entregue ao Executivo Municipal

Compartilhe!

Plano piloto irá contemplar trechos das ruas São João, Antônio Gomes Machado, João Goulart, Jayme Caetano Braun e a Avenida Senador Pinheiro Machado   

Na última semana, ocorreu a entrega do projeto técnico para a implantação de pontos de iluminação pública com lâmpadas de LED. A entrega ocorreu no Gabinete do Prefeito e contou com a participação do chefe do Executivo, Sidney Brondani; do vice-prefeito Piti Werle; do secretário de Planejamento, Francisco Lourenço; do secretário de Obras, Délcio Rosseti; do chefe do Setor de Iluminação Pública, Cléber Ivar e do engenheiro da empresa Estruturar, de Ijuí, Jacson Lemos.   

O projeto técnico é a base para o projeto piloto que será desenvolvido em São Luiz Gonzaga para a substituição da iluminação pública atual por lâmpadas de LED. No plano inicial, a Administração Municipal elencou os acessos principais da cidade pelas ruas São João, Antônio Gomes Machado, João Goulart e Jayme Caetano Braun, além da Avenida Senador Pinheiro Machado.  Aproximadamente, 225 pontos de luz serão implantados. 

O vice-prefeito, Piti Werle, o qual coordena o projeto piloto, destacou a necessidade de alterações na iluminação pública atual.

“Colocamos no nosso plano de governo a questão da eficiência energética. O modelo que existe hoje é ultrapassado. Ele gasta bastante e requer muita manutenção. O projeto da iluminação de led é o que tem de mais moderno. Ele vai dar uma garantia de durabilidade maior, em torno de cinco anos, e irá reduzir o consumo de energia. Claro, é um projeto com um custo elevado. Por isso, vamos executar o plano piloto, corrigindo possíveis imperfeições e ir conhecendo o processo”.  

Além da parte técnica, as informações entregues pela Estruturar também apresentam especificações de materiais para maior durabilidade do projeto. A execução do projeto piloto será licitada para a contratação de empresa especializada para o serviço.

“O objetivo é transformar toda a iluminação pública da cidade de acordo com o modelo do plano piloto. Também almejamos realizar os projetos futuros para a implantação da iluminação com lâmpadas de led com a própria equipe de iluminação pública”, ressaltou o vice-prefeito.

O município também está realizando a habilitação para participar de chamamento público da RGE para melhorias na iluminação.  

Fonte: Larissa Dorneles | Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Gabinete do Vice-prefeito