Projeto de asfalto à Pirapó avança e se torna prioridade do Governo do Estado

Compartilhe!

Chefe de Executivo informa ainda que o Governo Federal tem planos de realizar a construção da faixa costeira da BR 472, ligando Porto Xavier à São Borja

 

O prefeito do município de Pirapó, Auri Kochhann (MDB), participou do programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta sexta-feira (12), onde comentou o anúncio do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, de que a construção do acesso asfáltico à Pirapó está entre as prioridades do Governo do Estado para 2021.

Auri destacou que a informação foi recebida com muito otimismo pelos munícipes. Ele ressalta que na semana passada esteve reunido com o secretário Costella tratando sobre o assunto. Auri relembra que durante muitos anos a intenção do município foi o de construir a ligação asfáltica passando por Roque Gonzales, mas que a necessidade de construção de uma ponte no Rio Ijuí inviabilizou o projeto.

O asfaltamento da ERS 550, que ligará Pirapó à Dezesseis de Novembro, está entre as obras prioritárias do governo gaúcho. A construção seguirá o mesmo traçado da estrada atual e tem 24 quilômetros de extensão. Os únicos entraves, segundo Auri, são o alargamento das pontes sobre os Arroios Ijuí-Mirim e das Pedras. O asfalto beneficiaria também diversas localidades de Dezesseis de Novembro, como São Sebastião e Nova Florida e ligaria a cidade de Pirapó à ERS 561.

Como vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões, Auri destacou também que, após contato com lideranças de Brasília, a associação obteve a informação de que o Governo Federal tem planos de realizar a construção da faixa costeira da BR 472, ligando Porto Xavier à São Borja. Desta forma, a rodovia passaria pelo Rincão Vermelho (Roque Gonzales), e nas cidades de Pirapó, São Nicolau e Garruchos. O trecho teria 155 quilômetros e diminuindo 30 do traçado atual. Após a construção da Ponte Internacional de Porto Xavier, a obra passaria a ser a nova prioridade do Governo Federal nas Missões.

Auri destacou ainda que uma demanda que a administração buscará resolver neste mandato diz respeito ao alargamento das diversas pontes existentes no interior do município e que estão gerando bastante empecilhos aos produtores rurais, que enfrentam dificuldades para transitar com o maquinário agrícola. O prefeito disse que estará buscando recursos, junto ao Ministério da Agricultura, para efetuar melhorias nestas pontes.

Sobre o retorno das aulas do ano letivo de 2021 em Pirapó, Auri informou que o município seguirá as orientações repassadas pela AMM, que é o realizar as aulas em regime de 50% da capacidade das salas de aula.

Rádio Missioneira