Programa especial na Missioneira em homenagem ao aniversário de São Nicolau

Compartilhe!

Em comemoração aos 395 anos de fundação e 55 anos de emancipação político-administrativa de São Nicolau, a Missioneira FM 94.9 transmite, neste domingo (2), uma programação especial para celebrar as datas.

Das 10h ao meio-dia, o ouvinte poderá conferir uma série de entrevistas com lideranças políticas e sociais da Primeira Querência do Rio Grande. Entre as pautas discutidas, está o combate à pandemia e ao surto de febre chikungunya, além do êxito de São Nicolau ao longo de sua rica história.

HISTÓRICO

São Nicolau foi fundada no dia 3 de maio de 1626, pelo padre jesuíta Roque Gonzales de Santa Cruz. Junto aos índios guaranis, ergueu a primeira Redução Jesuítica da Companhia de Jesus na chamada Banda Oriental do Rio Uruguai.

Após inúmeros ataques de bandeirantes paulistas, São Nicolau e outras 17 reduções erguidas no território do atual Rio Grande do Sul são devastadas. Em1687 funda-se novamente São Nicolau, contando com cerca de 3 mil índios, todos provenientes da Argentina.

No dia 8 de maio de 1966 é instalado o município de São Nicolau, desmembrado de São Luiz Gonzaga. Atualmente é constituído pelo distrito Sede e Santo Isidro e faz divisa territorial com os municípios de Dezesseis de Novembro, Garruchos, Pirapó e São Luiz Gonzaga.

Rádio Missioneira