Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Programa especial na Missioneira em homenagem ao aniversário de São Nicolau

Compartilhe!

Em comemoração aos 395 anos de fundação e 55 anos de emancipação político-administrativa de São Nicolau, a Missioneira FM 94.9 transmite, neste domingo (2), uma programação especial para celebrar as datas.

Das 10h ao meio-dia, o ouvinte poderá conferir uma série de entrevistas com lideranças políticas e sociais da Primeira Querência do Rio Grande. Entre as pautas discutidas, está o combate à pandemia e ao surto de febre chikungunya, além do êxito de São Nicolau ao longo de sua rica história.

HISTÓRICO

São Nicolau foi fundada no dia 3 de maio de 1626, pelo padre jesuíta Roque Gonzales de Santa Cruz. Junto aos índios guaranis, ergueu a primeira Redução Jesuítica da Companhia de Jesus na chamada Banda Oriental do Rio Uruguai.

Após inúmeros ataques de bandeirantes paulistas, São Nicolau e outras 17 reduções erguidas no território do atual Rio Grande do Sul são devastadas. Em1687 funda-se novamente São Nicolau, contando com cerca de 3 mil índios, todos provenientes da Argentina.

No dia 8 de maio de 1966 é instalado o município de São Nicolau, desmembrado de São Luiz Gonzaga. Atualmente é constituído pelo distrito Sede e Santo Isidro e faz divisa territorial com os municípios de Dezesseis de Novembro, Garruchos, Pirapó e São Luiz Gonzaga.

Rádio Missioneira