logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Profissão de técnico em agropecuária está cada vez mais valorizada no agronegócio

Compartilhe!

O diretor da Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, Ayrton Ávila da Cruz, participou do Programa Cidade Alerta de quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalho. Na oportunidade, destacou a formação do técnico agropecuário, um profissional muito requisitado quando se fala em agronegócio, seja em grandes, médias ou pequenas propriedades.

Para o diretor, atualmente, com o desenvolvimento e a modernização da agricultura e da pecuária, que visa principalmente uma melhor produtividade e lucro e cada vez mais, são requisitados técnicos. Ayrton lembrou que os alunos formados pela escola, podem trabalhar em diversas áreas como: pecuária,ovinocultura,suinocultura,psicicultura,fruticultura e horticultura entre outras.

A escola já tornou referência para várias empresas na área da agricultura e pecuária, que sempre estão em contato pela busca de profissionais formados no educandário, que depois de formados tem contratação garantida e muitos deles, trabalhando em várias regiões do Brasil.

Na pequena propriedade, uma área que começa a ter maior atenção, é a da produção de leite e seus derivados, onde também é importante a participação do técnico. Muitos destes alunos, vem do interior de vários municípios da região estudar no Cruzeiro, sendo que atualmente, são 66 internos que moram na escola, com direito a alojamento e alimentação,onde também participam de uma escala de trabalho.

A Escola atualmente desenvolve 17 setores pedagógicos na formação daqueles que estudam gratuitamente neste curso oferecido pela rede pública, sendo pela manhã o Ensino Médio e na parte da tarde, a formação técnica e prática na formação deste profissional.

Ayrton ainda destacou alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos, entre eles o plantio experimental de cultivo oliveiras e erva mate, parceria com empreendedores que estão investindo nesta área no Rio Grande do Sul e que São Luiz Gonzaga poderá fazer parte do projeto.

Outro projeto que deve iniciar já no próximo semestre é o de Produção de Derivados de Leite. O prédio da escola que está sendo adequado,  deve ficar prontos nos próximos dias. O mesmo está sendo desenvolvido através de verbas do Governo do Estado e será uma outra atividade a ser desenvolvida na formação dos alunos.

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.