Professores de São Luiz Gonzaga não aderiram à greve de três dias, decidida pelo Cpers na última sexta-feira, durante assembleia em Porto Alegre. Hoje pela manhã, a presidente do 33° Núcleo Rosane Zan, acompanhada da conselheira Elerina Olivera, falaram sobre as propostas do sindicato.
Conforme Rosane, a direção do Cpers não está sabendo negociar com o Governo do Estado, que já ofereceu diversas propostas à categorias, todas negadas pela diretoria do sindicato. ‘’O Cpers não está sabendo se posicionar e o mecanismo da greve não está resolvendo a situação’’, disse. A presidente destacou que a greve pode não ser mais a forma correta para alcançar as revindicações da categoria, e que esta é a hora de rever os mecanismos de negociação.
A conselheira Elerina Oliveira disse que a forma da negociação está criando uma crise de identidade que preocupa os professores. ‘’A classe não acredita mais na direção, isso ficou claro na última assembleia’’, afirmou. Ela finalizou a entrevista destacando que somente com uma reconstrução das propostas e da forma de negociação que as revindicações poderão ser atendidas.
Pela manhã foi realizada assembleia com os professores de abrangência do 33° Núcleo. A adesão dos professores locais continua baixa, sendo que todos as escolas estão recebendo os alunos e dando aulas normalmente, conforme o último levantamento realizado pela reportagem da Rádio Missioneira.