Procon de São Luiz Gonzaga alerta para alguns detalhes da Black Friday - Rádio MissioneiraRádio Missioneira
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
23 de novembro de 2018
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Procon de São Luiz Gonzaga alerta para alguns detalhes da Black Friday

(Imagem: Reprodução/Internet)
23 de novembro de 2018 l 14:37
Materia atualizada: 23/11/2018 l 14:37

Coordenadora do órgão destacou os direitos do consumidor e deu dicas para evitar problemas





Compartilhe!

A coordenadora do Procon de São Luiz Gonzaga, Michele Schmitz de Araujo, lembra que mês de novembro é marcado pela Black Friday, que o termo em inglês para descrever o período que as empresas e prestadores de serviços disponibilizam descontos em suas mercadorias ou atividades.

A data tornou-se fixa no calendário do comércio brasileiro e o consumidor tem a chance de antecipar as compras de natal por um custo menor. Em 2018 a data escolhida foi a penúltima sexta-feira do mês.

Algumas empresas chegam a disponibilizar uma semana inteira com promoções e descontos, a chamada Black Week.  A coordenadora dá dicas para que o consumidor evite problemas e crie dívidas indesejadas e aproveite as ofertas com tranquilidade e segurança de estar fazendo realmente um bom negócio.

Ela recomenda que o consumidor fique atento aos preços e descontos oferecidos, observe se o valor cobrado não é a “metade do dobro”, casos em que a loja aumenta o valor do produto ou serviço dias antes da Black Friday e no dia põe a venda por preço menor. Que exija sempre a nota fiscal para comprovar a relação de consumo e ter direito à garantia do produto e/ou serviço.

Mesmo sendo um período especial em nada altera os direitos em ralação a assistência técnica em caso de defeito do produto. O item com problemas deve ser encaminhado à assistência técnica e o reparo deve ser realizado em até 30 dias, conforme prevê o art. 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

As compras pela internet devem ser realizadas com cautela, é muito importante que se busque informações sobre os sites, se eles são confiáveis. Para isso Michele recomenda o site  www.consumidor.gov.br que é onde o consumidor pode efetuar buscas e reclamar. È importante também ao acessar um site de compras, verificar se tem o cadeado de segurança e manter o antivírus atualizado.

Ainda no ambiente virtual é recomendado que seja evitado  clicar em anúncios que chegam por e-mail ou redes sociais, pois portunistas aproveitam a data para enviar mensagens falsa com nomes de empresas conhecidas.

Outras dicas para quem vai realizar compras via internet é que da mesma forma de outras modalidades de negócio é a  obrigação da empresa/fornecedor garantir o que foi prometido no site ou anúncios.

E que documente todos os passos da compra virtual, inclusive com e-mail da empresa/fornecedor para, se precisar, efetuar troca ou em caso de não receber a mercadoria.

Outro ponto importante lembrado pela coordenadora é que o consumidor pode exercer o direito de arrependimento da compra efetuada pela internet no prazo de até 07 dias a contar do recebimento da mercadoria, conforme o art. 49 do CDC.

Caso o consumidor tenha sido enganado deve procurar o Procom municipal ou o Balcão do Consumidor para ajuda!

O serviço

PROCON MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA

Rua Venâncio Aires, 2438. Entrada pela Rua Salvador Pinheiro Machado.

Telefones para contato: 3352-3199/3352-9333

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira das 8h as 11h e das 13h30 as 15h30, na sexta-feira das 13h30 as 15h30.

Balcão do Consumidor (atende os municípios que não possuem Procom Municipal): segunda a sexta, das 13h30 as 15h30.

Fonte: Procom São Luiz Gonzaga


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados