Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 25 - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
8 de outubro de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 25

Foto: Arquivo / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga
8 de outubro de 2019 l 11:39
Materia atualizada: 08/10/2019 l 16:16




Compartilhe!

Com registros da doença confirmados no Rio Grande de Sul, a Secretaria Municipal de Saúde segue atuando ativamente para evitar que casos de sarampo ocorram em São Luiz Gonzaga. Para a prevenção, iniciou na segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A mobilização ocorre de forma seletiva, com avaliação da situação vacinal (caderneta de vacinação) e imunização nos casos necessários.

A campanha é realizada em duas etapas, considerando os seguintes períodos e grupos alvo de vacinação. De 7 a 25 de outubro, será realizada a imunização de todas as crianças não vacinadas de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. O dia D desta etapa da mobilização nacional será no dia 19 de outubro. De 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação de jovens e adultos não imunizados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

O Dia D ocorrerá em 30 de novembro. “Para eliminar as chances da doença acontecer é importante que toda população esteja imunizada contra o sarampo. Crianças menores de cinco anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo. A prioridade no grupo de 20 a 29 anos de idade deve-se ao expressivo número de casos confirmados nessa faixa etária”, informou a enfermeira da Secretaria de Saúde, Águeda Balbé.

Atualmente, também ocorre a vacinação das crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias, a chamada dose zero. A intensificação da vacinação de rotina de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, o qual prevê duas doses da vacina a partir de 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para a população de 30 a 49 anos de idade. A Secretaria de Saúde pede a população alvo e as pessoas na faixa etária dos 30 até os 49 anos que compareçam no Posto de Saúde ou nas ESFs de referência portando a carteira de vacinas e o cartão do SUS, para avaliar sua situação vacinal e vacinar caso necessário.

Sarampo

O sarampo é uma doença grave, extremamente contagiosa, que pode deixar sequelas ou levar a óbito. A doença é causada por um vírus e se espalha facilmente de pessoa para pessoa. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A doença pode afetar todas as faixas etárias. A vacina é a única maneira de evitar que a doença se dissemine.

Os principais sintomas do sarampo são: febre alta (acima de 38,5ºC), tosse seca, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e conjuntivite não purulenta. Do segundo ao quarto dia, pode aparecer manchas vermelhas (exantema) no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, como infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas ou neurológicas, como encefalite. O período de transmissibilidade inicia seis dias antes do exantema e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados