Presidente da Fecoagro informa sobre projetos de desenvolvimento da malha ferroviária na região - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
22 de Maio de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Presidente da Fecoagro informa sobre projetos de desenvolvimento da malha ferroviária na região

Foto: divulgação
22 de Maio de 2020 l 15:47
Materia atualizada: 23/05/2020 l 11:12




Compartilhe!

Presidente da Fecoagro, Paulo Cezar Vieira Pires participou do programa Jornal da Manhã desta sexta (22), destacando projetos animadores relacionados ao setor ferroviário. Em reunião promovida pelo senador Luis Carlos Heinze, a Rumo, empresa que substituiu a ALL como concessionária dos serviços da malha ferroviária no Brasil, apresentou seus planos para a o desenvolvimento desta atividade nos próximos anos.

Com a concessão próxima do vencimento, a Rumo tem interesse em renová-la e, para isso, tratou de apresentar suas intenções na forma de projetos. Pires disse que, dos planos apresentados, dois lhe interessam muito. Um deles, inclusive, abrange a região das Missões, com São Luiz Gonzaga fazendo parte de um roteiro até Santiago, com destino final no porto de Rio Grande. Outro plano prevê trajeto de Uruguaiana, mas desta vez com destino a São Paulo, envolvendo transporte em contêineres.

Paulo Pires explicou que os grandes trajetos favorecem o transporte ferroviário, que se torna mais competitivo quanto maior for a distância. Preço menor, menos poluição e menor índice de acidentes são fatores que pesam favoravelmente para esse tipo de transporte.

Sobre a situação de preços e produtividade na lavoura, ele falou sobre alguns pontos positivos, mesmo em meio a essa seca, que perdurou por muitos meses. Apesar de grande queda na produção em regiões do Estado – Soledade, por exemplo, teve queda de 72% no soja –, a regiões de Santa Rosa e Sarandi talvez sejam as que melhor se saíram em toda essa crise. O preço dos insumos pesa bastante, mas os produtos também são bem cotados, com maior destaque para o arroz e trigo.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados