Presidente da AMM se reúne com lideranças de Garruchos na busca pelo acesso asfáltico

Compartilhe!

Em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta terça-feira (16) o prefeito do município de São Nicolau e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Ricardo Klein (Progressistas) falou sobre o importante encontro realizado na semana passada com lideranças do município vizinho de Garruchos.

O prefeito Roland Schatz (PDT), juntamente com os vereadores Alcion de Souza Ourique e Francelino Melo Guimarães e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Robson Ossemar solicitaram à Ricardo Klein várias demandas que o município de Garruchos possui, em sua maioria ligadas à infraestrutura.

Entre as pautas discutidas está o apoio à recuperação da ERS 176, principal acesso do município. Ricardo salientou que, embora o planejamento atual seja o de realizar reparos na estrada, o projeto do acesso asfáltico não pode parar e que o tema será constantemente discutido na sua gestão frente a AMM.

Ele informou também que uma obra que vem ganhando força na região, principalmente por seu uma pauta de interesse do Governo Federal, é a construção da faixa costeira da BR 472, que ligaria Porto Xavier à São Borja e que beneficiária o Santuário de Assunção do Ijuí, em Roque Gonzales e as cidades de Pirapó, São Nicolau e Garruchos. Segundo Klein, as lideranças de Brasília têm objetivo construir a rodovia visando uma expansão da região após a construção da Ponte Internacional de Porto Xavier/San Javier.  Ainda em 2021, o Governo Federal quer realizar um estudo de viabilidade econômica e do traçado da estrada.

A BR 472 beneficiaria a cidade de Garruchos, que há anos almeja o acesso asfáltico. “Somente com união política é que poderemos ajudar os garrruchenses a ter uma vida mais digna quanto a locomoção”, ressalta Ricardo. O presidente da AMM disse que a demanda das lideranças de Garruchos quanto da melhoria do acesso ao Passo do Sarmento, no Rio Piratini, será resolvida, visto que o trecho é bastante utilizado por moradores dos dois municípios.

Ricardo destaca que a situação informada pelo prefeito Roland sobre as constantes quedas no fornecimento de energia elétrica no interior de Garruchos será tema de uma audiência com a concessionária RGE, onde será cobrado investimentos no setor. Ele conclui ressaltando, por fim, que a AMM sempre estará à disposição da comunidade de Garruchos em todas as demandas que forem solicitadas.

Rádio Missioneira