São Luiz Gonzaga receberá o evento entre os dias 18 e 19 de junho
Em meio aos reflexos provocados pelo maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul, a cidade de São Luiz Gonzaga será palco da retomada das atividades da Semana do Ministério Público, um dos mais tradicionais eventos promovidos pela Associação do Ministério Público (AMP/RS) e que completa 40 anos em 2024. O meio ambiente e os impactos causados pelas catástrofes ambientais estarão no centro dos debates. Durante o encontro, temas envolvendo violência doméstica e combate ao crime organizado também serão abordados.
A Semana do Ministério Público de São Luiz Gonzaga será realizada entre os dias 18 e 19 de junho, no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). O encontro será aberto no dia 18 de junho, às 19h, com a palestra “Ministério Público: Resolutividade Ambiental”, ministrada pela promotora de Justiça Paula Regina Mohr. No dia 19, às 19h, o promotor Vinícius Cassol irá apresentar o painel “Tráfico de drogas e organizações criminosas: os efeitos da atual jurisprudência”. Em seguida, Fabrício Perin falará sobre o tema “Combate e prevenção à violência doméstica”.
“Devido a todos os incalculáveis estragos provocados pelas chuvas no Estado, trazer para o centro do debate os impactos do clima e a atuação do Ministério Público na área de meio ambiente são fundamentais para trabalharmos pela preservação da natureza”, afirmou o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares. “Reforçar este debate junto aos futuros operadores do Direito e à comunidade missioneira realça o papel e o compromisso da AMP/RS para com o meio ambiente e a sociedade em geral”, acrescenta o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves.
Quatro décadas de Semana do Ministério Público
A Semana do Ministério Público é um dos mais tradicionais eventos promovidos pela AMP/RS. Realizado desde 1984, o encontro tem como principal objetivo aproximar o Ministério Público do corpo acadêmico e da sociedade civil. O projeto teve a sua primeira edição promovida em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul, e, desde então, tem sido replicado nas principais universidades do Estado.