Prefeitos missioneiros discutem estratégias sobre o Coronavírus, dengue e estiagem - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
19 de março de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Prefeitos missioneiros discutem estratégias sobre o Coronavírus, dengue e estiagem

Foto: divulgação AMM
19 de março de 2020 l 09:32
Materia atualizada: 19/03/2020 l 09:32




Compartilhe!

Nesta quarta-feira (18), prefeitos associados da AMM, reuniram-se extraordinariamente na sede em Cerro Largo para tratar de assuntos que estão preocupando os gestores municipais: Pandemia do coronavírus (COVID-19), dengue, estiagem e extinção dos municípios com menos de 5.000 habitantes.

O Presidente da AMM, Prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos dos Santos, salientou a preocupação de todos os prefeitos com relação a pandemia do coronavírus (COVID-19), os prefeitos estão reunidos para poder enfrentar o assunto, “teremos que encarar essa pandemia, de maneira responsável, ativa, mas sem pânico, instruindo nossas comunidades com informações corretas e claras” salientou Puranci.

O Coordenador da Regional de Saúde Iury Sommer Zabolotski, fez uma explanação aos presentes sobre os cuidados que cada município deve ter para evitar o aumento do número de casos de dengue na região e sobre as orientações que o estado e ministério da saúde estão repassando que se referem a medidas de contenção para evitar a transmissão do novo coronavírus (COVID-19), recomendando isolamento, cancelamento de eventos, suspensão de aulas, entre outras.

Da Defesa Civil estiveram presentes na reunião o Coordenador Regional Tenente José Ricardo Correa e o 1º Sargento Leandro de Oliveira, os quais informaram aos prefeitos sobre as fases para a homologação dos decretos de emergência, de como cada município deverá proceder e quais informações serão relevantes para que se tenha o decreto reconhecido e os prazos para que isso aconteça. Salientou que deverão ser consideradas não somente as perdas na agricultura e pecuária, mas também as questões sociais.

Sobre a extinção dos municípios com menos de 5.000 habitantes, outro assunto da pauta desta reunião, o Presidente Puranci Barcelos explicou que em nossa região são 12 municípios que estão nesta lista, a PEC 188/2019 aguarda parecer do Senador Márcio Bittar, então é necessário buscar maiores informações com os deputados federais e senadores gaúchos.

Presente nesta reunião além dos prefeitos municipais e secretários municipais de saúde, estava o Presidente da ALM Vereador Marcos Lauro Welter de Caibaté, o qual confirmou apoio dos legislativos da região para as pautas discutidas durante essa reunião.

Como encaminhamento desta assembleia, foi emitida uma nota técnica com sugestões para serem implantadas pelos gestores missioneiros e instituído um Comitê de Crise Regional, que vai tratar desses assuntos e manter informados todos municípios. São membros deste comitê o Presidente da AMM, Prefeito de Santo Antônio das Missões Puranci Barcelos dos Santos, Prefeito de Salvador das Missões Daniel Gorski, Prefeito de Cerro Largo Valter Spies, Prefeito de Mato Queimado Orlando Thomas e Prefeito de Dezesseis de Novembro Ademir Gonzatto.

Segue Nota Técnica da AMM:

This slideshow requires JavaScript.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados