Secretario Municipal de Educação, Vitor Hugo Nascimento cargo do PMDB foi exonerado. O Partido deverá escolher um novo nome para assumir o cargo em reunião da direção e a Administração nos próximos dias. Neste período deveremos ter uma pessoa ocupando de forma interina essa pasta, conforme nos adiantou uma fonte ligada ao PMDB. Com a repercussão do fato e o inicio do ano letivo nas Escolas do Município na próxima segunda-feira, o PMDB deverá se reunir na noite de hoje e escolher um novo nome para indicar para ocupar a pasta. O novo ou nova titular da pasta, deverá ser do quadro de escolas do município. Possivelmente na segunda-feira o mesmo seja nomeado.
O Prefeito Junaro falou a respeito da exoneração do Secretário de Educação e o PAC. Em entrevista hoje no Jornal da Manhã, o Prefeito disse que alguns assuntos pontuais e que precisam de correção, levaram a exoneração do Secretario de Educação. Disse que as conversações com o PMDB partido que detém esta pasta já começou e espera na próxima semana já anunciar o nome do novo titular da Educação.
Perguntamos se poderia haver novas mudanças no secretariado da administração, respondeu que não e se houve algum boato é fogo amigo. Lembrou que até ontem só tivemos substituições de secretários, por interesse próprio e não por decisão administrativa. Perguntamos ao Prefeito a respeito do PAC, disse que ontem foi entregue em Passo Fundo junto à superintendência da Caixa Econômica Federal os documentos que o município era responsável e fez a sua parte. Se existe atraso não é da Prefeitura, mas se disse confiante que possamos contratar o projeto do PAC dentro do tempo hábil. A legislação eleitoral limita esta assinatura em um período de seis meses antes do pleito.
O Prefeito lembrou que o atraso esta afetando não apenas São Luiz, mas, mais de 90% dos municípios que foram beneficiados com o programa. O Prefeito lamentou o fato de pessoas da comunidade não estar torcendo pelo projeto, pois isso precisa mudar, afinal se o projeto for assinado e contrato, todos sairão ganhando. As obras de infraestrutura vão beneficiar a comunidade como um todo. A respeito da Creche Municipal nova que esta em construção, confirmou que a mesma parou, mas não por falta de pagamento e sim porque a empresa que esta executando a obra, alterou o projeto original sem a concordância do departamento técnico da Prefeitura. Junaro disse que espera que a situação esteja solucionada em breve para que a obra possa ser concluída.
Durante a entrevista, abordamos com o Prefeito uma reivindicação do Seu Jocelino morador da Floresta a respeito de aulas na pré-escola no Ciep. Disse que hoje o Estado faz isso no interior e isso precisa ser solucionado aqui no Ciep e não com a participação do Município como ocorreu no passado. A decisão segundo o Prefeito e da Escola Estadual e da Coordenadoria de Educação. Essa afirmação segundo o Prefeito é para esclarecer os moradores e interessados, para que não venham à cobrar da Secretaria de Educação do Município este serviço.
.