Prefeito Junaro acredita na reativação da rede ferroviária da Região - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
25 de novembro de 2013
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Prefeito Junaro acredita na reativação da rede ferroviária da Região

25 de novembro de 2013 l 14:15
Materia atualizada: 25/11/2013 l 14:15




Compartilhe!

O prefeito Junaro Rambo Figueiredo, vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões, participou do Jornal da Manhã desta segunda-feira. Ele falou sobre a audiência pública que discutiu a situação das ligações férreas da região.

A audiência ocorreu na sede da AMM em Cerro Largo e contou com expressiva participação de autoridades regionais. O evento contou ainda com a participação de representantes da Valek, empresa responsável pela execução do trajeto Norte e Sul da ferrovia, além de representante da ALL.

Segundo Junaro, o projeto do traçado inicial seria do oeste de Santa Catarina, entrando no Rio Grande do Sul e seguindo até Cruz Alta, Santa Maria, Cachoeira do Sul e encerrando no Porto de Rio Grande. ‘’É claro que gostaríamos que o traçado passasse mais perto da nossa região, mas pelo menos as Missões não ficarão de fora’’, afirmou.

Sobre os trechos da ALL na região, Junaro destacou a empresa está trabalhando nos trechos, que requerem reparos pelo tempo que ficaram desativados. Para Junaro, se houver interesse da ALL, a linha poderá ser reativada, o que traria benefícios para a região.

Entre os benefícios estaria o escoamento das safras dos municípios das Missões. ‘’Sabemos que as nossas ferroviasrodovias não tem mais capacidade de aguentar tanta carga, por isso a utilização dos trens seria uma alternativa segura e rentável’’, explicou.

Oficialização da Mostra da Arte Missioneira em Posadas 

Junaro também falou sobre a oficialização da realização anual da Mostra da Arte Missioneira. A assinatura ocorreu na última semana em Posadas, na Argentina. Conforme protocolo assinado, no próximo ano a mostra irá ocorrer no Paraguai e em 2015 em São Luiz Gonzaga.

A data ainda não está confirmada, mas é certo que será no final de abril ou início de maio. Para Junaro, é de grande importância o resgate desse evento, que valoriza a essência da cultura missioneira. ‘’A mostra também deve se tornar um produtor turístico interessante para a nossa região’’, definiu Junaro.

Mudanças na Secretaria de Administração

O prefeito ainda falou sobre as mudanças na Secretaria de Administração. O advogado Jorge Ênio, que era titular da pasta, solicitou transferência para a Assessoria Jurídica, sua área de origem. ‘’Prontamente aceitamos a transferência pela confiança que temos em seu trabalho’’, destacou.

O nome indicado pelo PMDB foi o professor Itamar Batista Chagas. Junaro disse os conhecimentos na área de consultoria e gestão serão úteis nos trabalhos da pasta. ‘’Ele irá contribuir para a celeridade e desburocratização dos trâmites dentro da secretaria’’, finalizou.

Obras de calçamento

Junaro finalizou a entrevista respondendo a perguntas de ouvintes da Rádio Missioneira. Uma moradora da Vila Floresta, questionou o prefeito sobre a situação precária da Rua Borges de Medeiros. Segundo a moradora, quando chove o local fica intransitável. Junaro disse que a rua teve problemas com uma árvore que impediu a colocação do calçamento.

Logo que a prefeitura tenha a ordem para remover ou replantar a árvore, o calçamento será concluído. O mesmo ocorre em outras ruas, como a General Lima, que está com o calçamento em andamento.
 


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados