O Jornal da Manhã desta sexta-feira teve a participação do prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, e da secretária de Saúde Ionara Comparsi de Moraes. Eles falaram sobre a demissão dos funcionários contratados na Secretaria de Saúde.
A demissão dos funcionários foi uma determinação judicial. Nesta semana, Ionara e o prefeito, acompanhados do contador do hospital, foram até os locais onde trabalham os funcionários que serão demitidos para sanar dúvidas e explicar como será o processo. ‘’É um processo difícil e muito delicado, mas deve ser feito’’, afirmou Ionara.
As demissões dos 130 trabalhadores, entre médicos, agentes de saúde, enfermeiros e técnicos estão previstas para o mês de janeiro. Ionara afirmou que até lá, serão cumpridos os prazos de aviso prévio e férias, já organizadas em um cronograma. ‘’Não vamos deixar população sem atendimento, por isso alguns irão tirar férias neste mês e outros em dezembro’’, destacou a secretária.
A secretária ainda salientou que serão cumpridos os prazos legais e os direitos dos funcionários. Ela ainda destacou que mesmo com as demissões, o atendimento nos ESFs continuará da mesma forma. ‘’Nada vai fechar, ninguém deixará de ser atendimento’’, explicou.
O prefeito Junaro afirmou que a Prefeitura tentou resolver a situação judicialmente, porém não logrou êxito. ‘’A nós só cabe o cumprimento da sentença’’, disse. Agora o próximo passo é enviar à Câmara de Vereadores o pedido de abertura dos cargos de profissionais. Caso a prefeitura não cumpra a sentença, uma multa diária de R$ 1.500,00 por funcionário poderá ser aplicada a partir de 16 de janeiro.
Junaro comentou que acompanhou a secretária nas visitas aos ESFs, para conversar com os funcionários. ‘’Estamos fazendo tudo da maneira correta, para que seja o mais tranquilo possível’’, disse. ‘’Levamos nosso abraço como forma de solidariedade e respeito pelo trabalho realizado por ele, que é tão importante para todos’’, explicou.
Concurso
Em breve será lançado o edital para o concurso público. O concurso contemplará os cargos que serão demitidos em janeiro. Qualquer pessoa poderá participar, respeitando os requisitos para cada cargo.