Investimentos pelo governo do Estado em acessos asfálticos, pavimentação e inovação estão entre as pautas da assembleia anual da Associação dos Municípios das Missões (AMM), em Porto Alegre. As informações são do prefeito de Roque Gonzales, Fernando Machry, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Missioneira.
Conforme o chefe do executivo, outro ponto que integra o encontro com órgãos e autoridades estaduais, na Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), é direcionado à educação.
“ O que se pretende, por parte do governo, e o que se está sentindo é o que vai acontecer nos próximos meses, uma mudança na questão da educação. O estado vai, aos poucos, deixar de propiciar; nas escolas estaduais; o ensino infantil e dos primeiros anos. O Estado vai passar essa incumbência para os municípios. Essa é uma tendência que vai ocorrer nos próximos meses”, comenta o prefeito Machry.
Reforma Tributária
Na assembleia da AMM, a Reforma Tributária também é um assunto abordado. Segundo Machry, da forma como a mesma esteve formulada ao sair Câmara dos Deputados, representará uma perda anual de aproximadamente R$ 900 mil a Roque Gonzales.
“A gente está lutando para que ela não seja aprovada da forma como ela tramitou na Câmara dos Deputados. Inicialmente, parecia ser uma questão boa, que avançaria. Não somos contra a Reforma Tributária. É preciso avançar, é preciso modernizar o sistema tributário brasileiro. Ele é muito complexo. Temos que ajustar essas questões, mas não pode haver perda de arrecadação dos municípios, que é onde a vida acontece”, ressalta o prefeito Machry.
Rádio Missioneira
Foto: AMM/divulgação