Prazo de alistamento militar na região está aberto - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
3 de janeiro de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Prazo de alistamento militar na região está aberto

Foto: Arquivo/Rádio Missioneira
3 de janeiro de 2019 l 08:54
Materia atualizada: 03/01/2019 l 09:47

Confira os locais para realizar o alistamento





Compartilhe!

Está aberto até 28 de junho o prazo para o alistamento militar obrigatório. A inscrição é para jovens que completarão 18 anos em 2019. Em São Luiz Gonzaga o procedimento deve ser feito no escritório da Junta de Serviço Militar, localizado na Galeria do Comércio. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

O local atende jovens de São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Caibaté, Dezesseis de Novembro, Mato Queimado, Rolador, Porto Xavier, São Nicolau e Pirapó. Jovens de Santo Antônio das Missões devem fazer o alistamento na prefeitura, que tem expediente das 8h às 14h. Moradores de Roque Gonzales também devem fazer o procedimento na prefeitura, que atende das 8h às 11h30min e das 13h30 às 17h.

O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino, mas, constitucionalmente, as Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha) devem atribuir serviço alternativo às atividades de caráter essencialmente militar para os candidatos que alegarem “imperativo de consciência” para não prestar serviço militar por crença religiosa ou convicção filosófica ou política.

O jovem que não se alistar pode ser punido com uma multa cujo valor varia conforme o tempo decorrido até que se apresente à Junta Militar. Além disso, quem não regulariza sua situação pode ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, entre outras sanções.

Segundo o Ministério da Defesa, além de prover e capacitar quadros para as Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha), o Serviço Militar “é um importante instrumento de afirmação da unidade nacional”.

Seleção

Feito o alistamento, os inscritos deverão ficar atentos à data em que deverão comparecer para participar do processo de seleção que, habitualmente, ocorre de fevereiro a novembro. A data para o comparecimento à Comissão de Seleção deve ser consultada no mesmo site de alistamento.

De acordo com o Ministério da Defesa, os recrutas são escolhidos por dois critérios principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural. O segundo é o da representação de todas as classes sociais e regiões do país. A seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.

Fonte: Agência Brasil, com informações da Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados