logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Prainha de Roque Gonzales possui índice máximo de balneabilidade

Compartilhe!

Na última segunda-feira (3), o prefeito de Roque Gonzales, Fernando Machry, recebeu da empresa Ambiental Engenharia e Consultoria a avaliação de balneabilidade da Prainha de Roque Gonzales, realizada na segunda quinzena de dezembro de 2021, a qual foi classificada como “excelente”, seguindo a classificação CONAMA 274/2000.

A análise de balneabilidade avalia a qualidade dos corpos d’água para a recreação de contato primário, sendo utilizada tanto em praias litorâneas quanto em águas interiores. A legislação que estabelece os critérios e limites para análise de balneabilidade é a Resolução CONAMA n° 274 de 29 de novembro de 2000.

Através dos resultados das duas análises, conforme apresentado no laudo de balneabilidade, a água superficial do lago da Usina Passo São João, coletada na Prainha, pode-se concluir que se encontra na categoria “excelente” em relação à contaminação por Escherichia coli.

Com o verão, aumenta-se a preocupação em monitorar a ocorrência de bactérias do grupo coliforme na água, uma vez que o aumento de temperatura favorece o desenvolvimento dessas bactérias. A bactéria Escherichia coli é a principal espécie do grupo dos coliformes termotolerantes e é considerada o melhor indicador de poluição fecal.

Imagem: reprodução/Assessoria de Imprensa

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Roque Gonzales

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.