logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Policiais da região participaram do curso Unidades Especializadas de Fronteiras

Compartilhe!

Durante dez dias seguidos, profissionais de segurança pública da região participaram da 14° edição do curso de Unidades Especializadas de Fronteiras. O curso foi realizado nas dependências do 4° RCB, em São Luiz Gonzaga, do dia 03 a 13 de dezembro.

O treinamento é organizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e financiado por recursos da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). O Rio Grande do Sul recebeu quatro das 14 edições do curso, sendo uma realizada em São Luiz Gonzaga. A coordenação foi realizada pelo capitão do 14° BPM, Eduardo Brum, auxiliado pelos soldados Jones Quadros e Luciane Henrich.

Os 39 profissionais participantes são das instituições de segurança pública presentes nas Missões: Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Eles foram capacitados como operadores para fortalecerem a prevenção, o controle e a repressão dos delitos transfronteiriços e dos delitos praticados na faixa de fronteira Brasileira, proporcionando segurança pública aos cidadãos.

Ao todo foram 15 disciplinas, entre práticas e teóricas.Uma das características do curso foi a realização de atividades práticas. Os agentes de segurança também passaram por treinamentos nas áreas de identificação e busca veicular, atendimento pré-hospitalar tático, princípios de sobrevivência, investigação criminal, tiro policial e táticas de confrontos armados, natação utilitária e policiamento embarcado, realizado no lago da Usina Passo São João, identificação de artefatos explosivos, direção policial, técnicas de imobilização e condução, dentre outras disciplinas específicas.

O Helicóptero do 2° Esquadrão de Aviação da Brigada Militar ,com base em Uruguaiana, esteve em São Luiz Gonzaga durante três dias do curso. Na terça-feira, durante o treinamento aéreo, a guarnição efetuou a apreensão 4.200 pacotes de cigarros oriundos do Paraguai, três veículos e prisão de dois indivíduos, nas proximidades do Assentamento da Palma.

Segundo o capitão Brum, o curso era pleiteado há muito tempo pele batalhão. ‘’Nós recebemos diversos materiais do Enafron, como veículos e munições, agora era o momento de capacitar os policiais para o uso’’, destacou. Para ele, apesar de cansativo, o curso foi proveitoso para os profissionais participantes. ‘’Eles estiveram na realidade do que é o trabalho na fronteira, o que vivemos no dia a dia’’, salientou.

Para o comandante do CRPO Missões, Claiton Rui da Costa Portilho, além do treinamento, foi importante a integração de todos os órgãos de segurança da região. Ele agradeceu ao 4° RCB, que acolheu os policiais para o treinamento, e ao capitão Eduardo Brum e sua equipe pela coordenação do curso. A solenidade de encerramento ocorreu no final da tarde de ontem, no auditório do 4° RCB. Cada policial recebeu um certificado de participação.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.