Policiais da região participaram do curso Unidades Especializadas de Fronteiras - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
13 de dezembro de 2013
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Policiais da região participaram do curso Unidades Especializadas de Fronteiras

13 de dezembro de 2013 l 08:25
Materia atualizada: 13/12/2013 l 08:25




Compartilhe!

Durante dez dias seguidos, profissionais de segurança pública da região participaram da 14° edição do curso de Unidades Especializadas de Fronteiras. O curso foi realizado nas dependências do 4° RCB, em São Luiz Gonzaga, do dia 03 a 13 de dezembro.

O treinamento é organizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e financiado por recursos da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). O Rio Grande do Sul recebeu quatro das 14 edições do curso, sendo uma realizada em São Luiz Gonzaga. A coordenação foi realizada pelo capitão do 14° BPM, Eduardo Brum, auxiliado pelos soldados Jones Quadros e Luciane Henrich.

Os 39 profissionais participantes são das instituições de segurança pública presentes nas Missões: Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Eles foram capacitados como operadores para fortalecerem a prevenção, o controle e a repressão dos delitos transfronteiriços e dos delitos praticados na faixa de fronteira Brasileira, proporcionando segurança pública aos cidadãos.

Ao todo foram 15 disciplinas, entre práticas e teóricas.Uma das características do curso foi a realização de atividades práticas. Os agentes de segurança também passaram por treinamentos nas áreas de identificação e busca veicular, atendimento pré-hospitalar tático, princípios de sobrevivência, investigação criminal, tiro policial e táticas de confrontos armados, natação utilitária e policiamento embarcado, realizado no lago da Usina Passo São João, identificação de artefatos explosivos, direção policial, técnicas de imobilização e condução, dentre outras disciplinas específicas.

O Helicóptero do 2° Esquadrão de Aviação da Brigada Militar ,com base em Uruguaiana, esteve em São Luiz Gonzaga durante três dias do curso. Na terça-feira, durante o treinamento aéreo, a guarnição efetuou a apreensão 4.200 pacotes de cigarros oriundos do Paraguai, três veículos e prisão de dois indivíduos, nas proximidades do Assentamento da Palma.

Segundo o capitão Brum, o curso era pleiteado há muito tempo pele batalhão. ‘’Nós recebemos diversos materiais do Enafron, como veículos e munições, agora era o momento de capacitar os policiais para o uso’’, destacou. Para ele, apesar de cansativo, o curso foi proveitoso para os profissionais participantes. ‘’Eles estiveram na realidade do que é o trabalho na fronteira, o que vivemos no dia a dia’’, salientou.

Para o comandante do CRPO Missões, Claiton Rui da Costa Portilho, além do treinamento, foi importante a integração de todos os órgãos de segurança da região. Ele agradeceu ao 4° RCB, que acolheu os policiais para o treinamento, e ao capitão Eduardo Brum e sua equipe pela coordenação do curso. A solenidade de encerramento ocorreu no final da tarde de ontem, no auditório do 4° RCB. Cada policial recebeu um certificado de participação.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados