Nesta sexta-feira (20), policiais civis participantes da Operação Hórus de São Luiz Gonzaga, concluíram o curso para Operação de Drones, ministrado por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rura (Senar/RS). O curso foi adaptado às necessidades da Polícia Civil e habilitou oito policiais civis a operarem drones de vigilância.
O curso partiu de uma iniciativa dos policiais civis integrantes da Base Hórus da Polícia Civil de São Luiz Gonzaga, que firmaram parceria com o Senar/RS. O curso de Operação de Drones, geralmente ministrado para produtores rurais, visa explicar o funcionamento dos drones e suas aplicações; a tecnologia empregada nos aparelhos; a legislação; bem como o ensino de técnicas de pilotagem e o processamento digital de imagens.
O curso ministrado aos policiais civis foi adaptado às necessidades da classe, pois os ensinamentos serão direcionados à vigilância de áreas de fronteira e de pontos de interesse policial. De acordo com a Coordenação da Operação Hórus na Polícia Civil do RS, atualmente sediada em São Luiz Gonzaga, em breve as bases da operação receberão drones de vigilância para o incremento dos trabalhos investigativos que vêm sendo realizados na área de fronteira, razão pela qual se fazia necessário o treinamento das equipes.
Participaram também do curso dois policiais militares lotados no 14º BPM, integrantes da Operação Hórus na Brigada Militar.
Fonte: Comunicação Social da 27ª DPRI