Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Poesia e culinária recheiam as páginas da Agenda Poética 2019

Compartilhe!

Uma reunião de poemas com os mais variados temas estão dispostas nas páginas que representam os dias de um ano inteiro. Esta é a essência da Agenda Poética 2019, criada pela Casa do Poeta de São Luiz Gonzaga. Se o tempo teima em passar rápido, que ao menos seja com poesia e neste ano com culinária. A publicação foi lançada durante a 42ª Feira do Livro.

Nesta manhã, Vânia Coimbra que preside a casa, e a secretária Neiva de Melo participaram do programa Cidade Alerta. Elas trabalham na divulgação da agenda que traz 26 poemas de vários autores. Segundo Vânia, isso torna o grupo envaidecido pelo voto de confiança destes artistas. São poemas que retratam enfoques que vão desde os temas românticos às cenas campeiras e ecológicas.

Além da poesia, a edição de 2019 destaca a culinária missioneira. Vários cozinheiros foram convidados a contribuir com uma receita, no total são 12. Nesta sessão a agenda faz uma homenagem a José Luiz da Cunha Pacheco, o Zizi, é dele a receita de “Abafadão de pati à moda veia”. Ainda são encontradas receitas do ex-governador Olívio Dutra e da cantora Maria Luiza Benites e outros “renomados” artistas da culinária.

Desde as primeiras edições as páginas coloridas evidenciam temas culturalmente relevantes. Nesta publicação a introdução ao tema culinária é de Ney Gioda Malgarin ,que no espaço reservado a “As Palavras da Casa” lembra a todos que cozinhar é um ato de amor.  Nos rodapés estão em evidência as empresas e profissionais autônomos e parceiros do projeto que contribuem custeando as despesas com a  gráfica.

Aos interessados em adquirir a agenda, os exemplares, estão disponíveis na Magia das Letras. O projeto não tem fins lucrativos, mas a renda é destinada a construção do Centro de Cultura da Casa do Poeta de São Luiz Gonzaga.

Além da divulgação da agenda Vânia registrou que momentos antes da entrevista estiveram reunidos com o prefeito municipal Sidney Brondani. O encontro foi em busca de apoio para adaptações do terreno onde será construído o centro e que ele se mostrou receptivo e entusiasmado com o projeto. A presidente destacou que as atividades da Casa do Poeta em 2018 estão encerradas, e que no inicio de 2019 será elaborado um calendário de eventos e posteriormente divulgado.

Por Rogerio Morais

Fonte: Rádio Missioneira