Plantio do Trigo no Estado começa pela região de Ijuí

Compartilhe!

É na região de Ijuí que teve início, em ritmo bastante lento, o plantio do trigo, nos municípios onde o período indicado abriu no último dia 11. De acordo com o Informativo Conjuntural – produzido e divulgado nesta quinta-feira (20/05) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) – foi intensificado o preparo das áreas e o preço elevado do produto e disponibilidade de semente salva nas propriedades impulsiona para aumento maior da área prevista inicialmente de cultivo na região.

Na mesma região, também iniciou a semeadura da aveia branca. Tendência de plantio no início do período recomendado para a cultura a fim de liberar as máquinas ao plantio do trigo, que ocupa maior área na região. Na de Frederico Westphalen, parte da cultura já está semeada e apresenta bom desempenho.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, o plantio da canola se intensificou na semana favorecida pela boa umidade do solo após a ocorrência de chuva em boa parte dos municípios da região. Atualmente temos 38% da área plantada em germinação e desenvolvimento vegetativo, com algumas lavouras implantadas bem no cedo, em abril, já iniciando o florescimento. As lavouras apresentam bom aspecto geral, boa população de plantas devido à boa germinação.

CULTURAS DE VERÃO

Soja

A colheita da principal cultura de verão chegou a 96% da área implantada no Estado, outros 4% estão maturação. Em algumas regiões, produtores que já colheram realizam amostragem do solo para correção da acidez e planejamento da fertilidade para a próxima safra.

Milho

A colheita atingiu 88% dos cultivos no Estado. Outros 9% estão em maturação e 3% em enchimento de grãos.

Arroz

Com o fim da colheita, produtores aproveitaram o tempo seco para terraplanar e entaipar, deixando prontas para a dessecação antes do próximo plantio.

Feijão 2ª Safra

Na região de Ijuí, lavouras evoluem rapidamente para a maturação. As colhidas apresentam produto de boa qualidade, grãos cheios e bem formados, sem rugosidade. Na de Erechim, a chuva foi ótima para a formação de grãos e maturação. Baixa presença de doenças e pragas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar