Antigo distrito de São Luiz Gonzaga desmembrou-se em 30 de novembro de 1987
Nesta terça-feira (30), o município de Pirapó completa 34 anos de emancipação político-administrativa e 118 anos de colonização. Ao longo do mês, a Prefeitura Municipal preparou uma programação especial para celebrar a data. Os eventos foram encerrados no último domingo (28), com amplas atividades na Praça Pedro José Kochhann.
Atualmente, Pirapó possui, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aproximadamente 2.300 habitantes. Administra o município o prefeito Auri Kochhann, ao lado de seu vice Carlos Andres (Magrão).
Em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9, o prefeito Auri destacou que uma das marcas registradas do município é a hospitalidade. O chefe do Executivo lembrou dos momentos difíceis que Pirapó passou no decorrer desta pandemia, mas que conseguiu dar a volta por cima.
Auri também lembrou de todas as administrações que governaram Pirapó ao longo destes 34 anos e salientou que todos deixaram a marca no desenvolvimento local.
HISTÓRIA
O atual território do município de Pirapó era habitado originalmente por índios caigangues e guaranis. Mas foi no início do século XX, a partir de 1903, que foi fundada no local uma colonização alemã, com a chegada de Ernesto Henrique Guilherme Wilhelm Sommer e familiares. Naquela época, o território pertencia ao município de São Luiz Gonzaga.
Mais moradores chegaram em maio de 1904, da região do Vale do Rio dos Sinos e deram início a um povoamento denominado Colônia Sommer. Mais tarde, o lugarejo se chamaria Colônia Pirapó, Vila Pirapó e por último, Pirapó.
A população pirapoense iniciou uma campanha pela emancipação em 1981, mas a criação do município ocorreu somente em 30 de novembro de 1987. Na língua tupi-guarani, Pirapó significa peixe. A utilização de seu nome como denominação da localidade se deu, provavelmente, pela proximidade com o Salto do Pirapó, no Rio Ijuí, local onde os peixes saltavam magistralmente as cachoeiras.
Rádio Missioneira