logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Piquete Entardecer no Pago receberá Medalha do Pajador

Compartilhe!

Honraria destinada às entidades e pessoas que trabalham na preservação do legado de Jayme Caetano Braun e na divulgação da cultura gaúcha, a Medalha do Pajador será entregue ao Piquete Entardecer no Pago, na próxima terça-feira, dia 30, na abertura das celebrações do centenário de Jayme Caetano Braun. O convite oficial à entidade tradicionalista ocorreu na segunda-feira, durante reunião da Comissão do Centenário, a qual coordena, em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtc), as atrações em celebração ao grande poeta são-luizense.

Fundado em 15 de abril de 2007, o Piquete Entardecer no Pago tem como lema “Cultivando raízes de um passado de glórias.” Atualmente, a entidade tradicionalista tem como patrões Luiz César Rambo Brum e João Valdireno Rambo Brum, com sede localizada na Rua José Bonifácio, nº 2264, no Bairro Raimundo Gomes Neto. Conforme os integrantes da entidade, o piquete tem o objetivo de mostrar que ninguém apaga as raízes culturais e que a Chama Farroupilha está bem viva em cada um de nós.

A entidade também incentiva a participação dos jovens, os quais representam o futuro e são os principais responsáveis por levar adiante a cultura gaúcha, os incentivando na descoberta do regionalismo.

Medalha do Pajador– Instituída em 2018 e entregue anualmente, a “Medalha do Pajador” é patrocinada e confeccionada pelo escultor Vinícius Ribeiro. Em 2024, durante a solenidade, também será realizada a entrega de certificados às entidades tradicionalistas e personalidades que já receberam a honraria, CTG Galpão de Estância, DN Carlos Bastos do Prado, Piquete Cultivando a Tradição, Piquete Pago Xucro, Piquete Dragões do Rio Grande, Piquete Velho Casarão, Piquete Querência Aberta, Piquete Ponteiros do Rio Grande, Piquete Querência do Bugio e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Carlos Sidnei Ferreira.

Programação – O ano de 2024 será marcado por programações em celebração ao centenário do grande pajador, Jayme Caetano Braun. Na terça-feira, dia 30, a atividade começa com uma cavalgada, a partir das 17 horas. O ponto de partida será a antiga casa do pajador, atual empresa Casa da Alface, próxima à Praça Cícero Cavalheiro. No local, às 17 horas, familiares de Jayme Caetano Braun realizarão o descerramento de uma placa, que será fixada no imóvel, informando sobre o período que o poeta morou no local. Após o ato solene, os cavalarianos seguirão em direção ao Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.

Na Praça do Pajador, as atividades iniciam às 18 horas, com a chegada da comitiva. No local, será realizada a entrega da Medalha do Pajador, promovida uma mateada e a degustação gratuita de arroz carreteiro, prato típico do município. Durante a comemoração, também será promovida uma tertúlia livre em homenagem a Jayme Caetano Braun. Os artistas interessados poderão se inscrever no local. As apresentações ocorrerão por ordem de inscrição.

Em caso de chuva, a programação do dia 30 será transferida para o CTG Galpão de Estância.

FONTE: PREFEITURA SÃO LUIZ GONZAGA

 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.