logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Pesquisas arqueológicas encontram vestígios seculares da antiga redução de São Borja

Compartilhe!

As pesquisas arqueológicas que estão sendo realizadas visando as obras de reforma do antigo prédio do Banrisul, em São Borja, já encontraram vestígios seculares. Os trabalhos iniciaram no dia 18 de março.

O local, situado no Centro da cidade, abrigará um novo complexo ambulatorial da Rede de Farmácias São João, mantendo as características arquitetônicas da fachada do edifício, conforme orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).

Segundo a arqueóloga Raquel Rech, os trabalhos estão na etapa inicial, mas já foram encontrados vestígios das antigas casas de índios que habitavam a redução de São Francisco de Borja, a partir do final dos anos 1600. A base da estrutura de uma dessas moradias, muito provavelmente, já pode ser visualizada. 

Raquel explica que a expectativa é integrar ao paisagismo da obra os vestígios arqueológicos que estão encontrados no subsolo. Mapas antigos indicam que o local abrigava no passado uma casa de índios missioneira. Muito próximo à ela estava o Cabildo da redução.

Todas as pesquisas no local receberam a devida autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Fotos: Tatiana Paz

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.