Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) está realizando um trabalho de identificação do subsolo para determinar o local exato da antiga redução jesuítico-guarani de São Luiz Gonzaga.
A expedição pelo Centro da cidade está sendo realizada nesta quinta-feira (19). De acordo com o coordenador do grupo Grande Projeto Missões, Álvaro Theisen, a ideia é encontrar indícios que apontem como era a estrutura urbana da redução e se ainda há vestígios consideráveis.

O georadar consegue realizar a leitura de até 30 metros no subsolo e a identificação de fragmentos que permitam saber qual é a estrutura ainda existente. O trabalho está sendo feito, também, em Santo Ângelo, e nos Sítios Arqueológicos de São João Batista (Entre-Ijuís) e São Lourenço (São Luiz Gonzaga).
“Esta é uma expedição de levantamento de dados com a utilização da tecnologia do GPR simplesmente, nada invasivo e não terá nenhum tipo de intervenção como escavação ou outra ação neste sentido. Posteriormente, os dados serão tratados pela equipe técnica e relatórios serão disponibilizados aos interessados”, ressalta Álvaro.

Rádio Missioneira