Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Pesquisadores avaliam com Georadar o subsolo da antiga redução de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) está realizando um trabalho de identificação do subsolo para determinar o local exato da antiga redução jesuítico-guarani de São Luiz Gonzaga.

A expedição pelo Centro da cidade está sendo realizada nesta quinta-feira (19). De acordo com o coordenador do grupo Grande Projeto Missões, Álvaro Theisen, a ideia é encontrar indícios que apontem como era a estrutura urbana da redução e se ainda há vestígios consideráveis.

Foto: reprodução/Alvaro Theisen

 

O georadar consegue realizar a leitura de até 30 metros no subsolo e a identificação de fragmentos que permitam saber qual é a estrutura ainda existente. O trabalho está sendo feito, também, em Santo Ângelo, e nos Sítios Arqueológicos de São João Batista (Entre-Ijuís) e São Lourenço (São Luiz Gonzaga).

“Esta é uma expedição de levantamento de dados com a utilização da tecnologia do GPR simplesmente, nada invasivo e não terá nenhum tipo de intervenção como escavação ou outra ação neste sentido. Posteriormente, os dados serão tratados pela equipe técnica e relatórios serão disponibilizados aos interessados”, ressalta Álvaro.

 

Foto: reprodução/Alvaro Theisen

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.