logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

“Perspectiva de safra extraordinária”, avalia presidente da Coopatrigo sobre a soja na região

Compartilhe!

A safra de soja nas Missões e em grande parte do Rio Grande do Sul poderá ser histórica. Em entrevista para o programa Jornal da Manhã nesta terça-feira (23), o presidente da FecoAgro-RS e Coopatrigo, Paulo Pires, comentou sobre este cenário.

“A perspectiva é de uma safra extraordinária. Mas, infelizmente, afetada pelo preço”, comentou o presidente. Segundo ele, o valor de mercado pago pelo grão preocupa produtores rurais. Nesta terça-feira, a cotação da soja na Coopatrigo está em R$ 115,50 a saca.

Paulo Pires considera que não há um cenário favorável para uma melhora nos preços. Entre os fatores que impactam está a crise no Oriente Médio, que afeta diretamente o frete marítimo e o preço do petróleo.  Sobre a China, principal comprador da soja brasileira, o presidente destaca que o mercado tem noticiado que o país teria uma demanda menor por produtos agrícolas em 2024.

Após dois anos de estiagens severas, a safra recorde de soja, segundo Paulo Pires, dependerá também do clima durante o final de janeiro e início de fevereiro.

“Agora, sobre a expectativa de preços, não existe algo palpável. Infelizmente, hoje, é o grande desafio da agricultura brasileira. Tem lugares do Brasil onde não tivemos viabilidade econômica. Temos que rever a nossa questão de custo e de produção se esses preços permanecerem”, conclui o presidente.

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.