As eleições municipais deste ano nas Missões serão marcadas por um momento inédito para a população de Mato Queimado. Pela primeira vez na história, o município mais jovem da região — e também o menos populoso — terá dois candidatos concorrendo a prefeito.
Desde que foi instalado, em 2001, Mato Queimado vinha adotando a eleição por consenso. Ou seja, os partidos existentes no município escolhiam apenas um candidato para concorrer. Segundo a Justiça Eleitoral, nestes casos, para o postulante ao cargo ser eleito, basta que ele receba a maioria dos votos válidos, não contabilizando os brancos e nulos.
Representando a situação, o candidato a prefeito é Mauro José Hartmann, do Progressistas. A oposição, através do partido União Brasil, tem Tarso Gilberto Thum para postulante ao cargo.
Mato Queimado também terá 23 candidatos a vereador, segundo dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O município possui o menor eleitorado das Missões, com 1.631 votantes. Ao todo, haverá sete seções eleitorais, espalhadas na cidade e interior.
O maior local de votação é a Escola Santo Estanislau, com 563 eleitores. O município integra a 52ª Zona Eleitoral, sediada em São Luiz Gonzaga.
Foto: arquivo/prefeitura
Rádio Missioneira