A 46ª edição da Expointer foi marcada por importantes debates sobre o setor agropecuário. Em entrevista para o programa Jornal da Manhã nesta terça-feira (5), Paulo Pires, presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro-RS) e da Coopatrigo, fez uma avaliação dos resultados.
Conforme Paulo Pires, um dos principais encontros ocorreu com os ministros Paulo Pimenta (da Secretaria de Comunicação Social) e Carlos Fávaro (da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
“Não foi o encaminhamento que queríamos, como o prorrogamento de dívidas de produtores com as cooperativas”, frisou Paulo Pires, fazendo uma análise de que os resultados de algumas pautas não foram tão satisfatórios.
A pauta do vazio sanitário também esteve em discussão. Segundo Paulo Pires, a pressão para a revogação da alteração do calendário de plantio da safra de soja 2023/2024 proposta pelo Ministério da Agricultura segue e, as entidades estão sendo ouvidas, após uma série de pedidos de mudança, feitas inclusive pela FecoAgro e Farsul.
Sobre os resultados da Expointer, Paulo Pires celebrou os números, mas destacou que os dados podem não refletir a realidade que o produtor rural vive no campo.
Rádio Missioneira