O advogado e produtor rural são-luizense Paulo Henrique Braga Pires foi oficializado, nesta terça-feira (5), como o novo presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Piratinim (ou Piratini). O ato que simbolizou a retomada das atividades ocorreu no Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, entidade onde Paulo Henrique também é vice-presidente.
“Foi de fundamental importância a concretização desse objetivo, com a confirmação da eleição. Quero agradecer as entidades que nos apoiaram. Precisamos ter uma bacia forte e pujante. A água é nosso bem maior e o comitê estará atento a isto”, frisou Pires.
O comitê estava há cinco anos com suas atividades paralisadas. A situação impactava, por exemplo, o agronegócio, que não obtinha licenças para dar andamento a projetos de irrigação. Segundo Margareth Costa Beber, presidente do Sindicato Rural, a luta pela reativação já durava anos.
A liderança do comitê ainda é formada pelo vice-presidente Otélio Busanello e pelo secretário Robiel Vieira. A Bacia Hidrográfica do Rio Piratini possui uma área de 7,6 mil km² e abrange uma população estimada de 68 mil habitantes nas Missões e Centro do estado, englobando 14 municípios.
Fonte: Rádio Missioneira