Paixão pela música: menino de Porto Xavier mostra o seu dom de gaiteiro

Compartilhe!

Cassiano Berggrav Rotta aprendeu sozinho a tocar o instrumento. Música missioneira é a sua preferida

Na tarde desta terça-feira (17) a Rádio Missioneira recebeu a visita de um ilustre – e pequeno – gaiteiro da região. Acompanhado dos pais, Cassiano Berggrav Rotta, de apenas 9 anos, morador do interior de Porto Xavier, demonstrou todo o amor, gosto e vocação pela cultura gaúcha, através de sua inseparável amiga: uma gaita 40 baixos.

Seus pais, Enio Berggrav e Marisa Rotta, agricultores residentes na comunidade de Rincão Comprido, interior de Porto Xavier, contam que o filho começou a tocar o instrumento com apenas cinco anos. Desde lá, não largou mais a música.

Sem fazer aulas, Cassiano descobriu sozinho as particularidades do instrumento e, aos poucos, aprendeu em casa a tocar a gaita de oito baixos, a primeira que ganhou de presente de pai. Perguntado sobre o gosto musical, o pequeno nem hesita em pensar.

“Gosto de tocar as músicas missioneiras e a Vaneira Grosa”, disse empolgado.

Pais se orgulham do dom do filho | Foto: Daniel Campos/Rádio Missioneira

 

O pai Enio conta que não entende a origem da facilidade com que o filho aprendeu a tocar a gaita, já que na família não há nenhum gaiteiro. Agora, ao ganhar uma “40 baixos de botão”, Cassiano passou a fazer aulas com um professor em Porto Xavier e, até mesmo, a timidez, característica da idade, não é mais perceptível.

Cassiano participou na tarde de hoje do programa da Rádio Missioneira “Fim de Tarde”, com o comunicador Vagner Sortica. Empolgado, tocou duas músicas e agradeceu a oportunidade em participar ao vivo na emissora.

Atualmente, o pequeno gaiteiro está no 3º ano do Ensino Fundamental e disse que ainda não sabe em qual profissão irá seguir na vida adulta. Se depender do dom e da família, a carreira de artista está logo ali.

Rádio Missioneira