Outubro Rosa: Liga Feminina de Combate ao Câncer realiza trabalho especial neste mês - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
17 de outubro de 2013
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Outubro Rosa: Liga Feminina de Combate ao Câncer realiza trabalho especial neste mês

17 de outubro de 2013 l 07:34
Materia atualizada: 17/10/2013 l 07:34




Compartilhe!

O mês de outubro é colorido de cor de rosa em todo mundo. O mês é destinado à prevenção do câncer de mama. Durante este período, é comum a manifestação de apoio à campanha.

Em São Luiz Gonzaga, entidades se unem em campanhas de prevenção à doença. Durante o fórum da saúde, na Expo São Luiz, foi lançada oficialmente a campanha na cidade. Outras entidades de forma simbólica apóiam o movimento, usando um laço rosa na roupa ou estampando a cor na fechada de prédios.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer intensifica neste mês as campanhas de prevenção em sua sede, no Centro de São Luiz Gonzaga. Todas as tardes, a equipe da liga está distribuindo material educativo para os visitantes do local.

Segundo a presidente da entidade, Adalgisa Miranda, a equipe da liga espera as mulheres da comunidade para conversar sobre o tema. Na sede, também funciona um brechó com roupas, calçados e acessórios masculinos e femininos.

Mamografias

As mulheres de São Luiz Gonzaga e da região não precisam esperar meses e enfrentar filas para fazer a mamografia. O serviço está à disposição no Centro de Saúde. Para aquelas mulheres que moram nos bairros, podem realizarem encaminhamento através do ESFs, ou ir até o local agendar o exame.

As mulheres da região, também podem fazer o exame em São Luiz Gonzaga, pois basta ir até a Secretaria de Saúde do seu município e realizar o encaminhamento. O exame é rápido, indolor e gratuito, e é recomendado pelo Ministério da Saúde para mulheres que tenham 35 anos ou mais, porém todas as mulheres devem estar atentas ao aparecimento de nódulos e caroço nas mamas. O autoexame deve ser realizado mensalmente, pois um diagnóstico cedo pode ser crucial para o sucesso no tratamento.

O câncer de mama é o segundo mais recorrente no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele. No mês de novembro, a campanha, chama de Novembro Azul, será voltada para o câncer de próstata.

 

 


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados