Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Operação integrada contra o tráfico de drogas realiza prisões em seis cidades da fronteira

Compartilhe!

Na manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Civil e a Brigada Militar, atuando na Operação Hórus/MJSP, realizam uma operação conjunta contra o tráfico de drogas em seis cidades da fronteira com a Argentina e na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC). Estão sendo executados 14 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Porto Mauá, Cerro Largo, Porto Xavier, São Nicolau e Charqueadas. A ação policial é coordenada pela Dracode São Luiz Gonzaga, responsável pela investigação.

A operação policial desencadeada hoje é prosseguimento da apreensão de aproximadamente 150 quilos de maconha, um quilo de cocaína, R$ 10 mil  em notas falsas e uma motocicleta furtada, ocorridas no dia 31 de julho de 2021, na cidade de São Luiz Gonzaga, ação que contou com a participação da PRF e da Brigada Militar.

Foto: Ilustração/Polícia Civil

A partir dessa apreensão, desencadeou-se uma investigação que integrou diversos serviços de inteligência e de investigação policial, de diversos órgãos policiais das cidades envolvidas, logrando identificar o modo de agir e os integrantes de um grande esquema de tráfico de drogas.

A organização era comandada por um detento da PASC, que chefiava a compra de drogas a partir da cidade de Porto Mauá, onde mantinha uma estrutura montada para tal atividade. Depois de adquirida, a droga era transportada até São Luiz Gonzaga, onde era armazenada e depois distribuída para diversas cidades do Rio Grande do Sul, tais como Itaqui, Alegrete, Uruguaiana, Santa Rosa, Santa Maria, Porto Xavier, Cerro Largo, São Nicolau, dentre outras.

A organização criminosa contava com a participação de pelo menos 32 pessoas, que foram identificadas no decorrer das investigações comandadas pela Draco de São Luiz Gonzaga, com o apoio das diversas Delegacias de Polícia Civil, unidades da Brigada Militar e da PRF das cidades envolvidas.

Como decorrência desse trabalho investigativo integrado e da troca de informações entre os serviços de inteligência, ainda foram apreendidos mais 220 quilos de maconha na cidade de Porto Mauá pela Draco de Santa Rosa.

Durante as buscas, duas pessoas foram presas em flagrante delito, pelo crime de tráfico de drogas. Foram apreendidas drogas, veículos e dinheiro, que ainda estão sendo contabilizados. A ação policial de hoje conta com a participação de cerca de 100 Policiais Civis e Policiais Militares de diversas regiões do Estado.

This slideshow requires JavaScript.

Fonte: Comunicação Social da 27ª DPRI