logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Oito municípios das Missões registram casos de diarreia aguda

Compartilhe!

Doença pode estar relacionada à água que ficou parada em reservatórios de prédios públicos durante a pandemia. Amostras foram enviadas à Fiocruz

A 12ª Coordenadoria Regional de Saúde confirma que, até o momento, oito municípios da região das Missões já registram casos de diarreia aguda, entre eles São Luiz Gonzaga. A informação é do coordenador Iury Sommer, em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta sexta-feira (29).  

Conforme Iury, ainda não se sabe a origem do agente causador da doença, que causa, além de diarreia, vômito e febre. Existe a suspeita de que se trata do Norovírus. De maneira geral, os causadores das diarreias agudas envolvem uma ampla gama de micro-organismos patogênicos ou agentes não infecciosos, dentre estes, está o Norovírus.

O coordenador ressalta que amostras de água coletadas nestes municípios estão sendo enviadas à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para análise. Uma reunião com a Corsan já foi realizada, sendo que a companhia confirmou que foi autorizada a aumentar o uso de cloro na água.

Segundo Iury, uma das causas da doença pode estar relacionada à água que ficou parada nas caixas d’ água e reservatórios de escolas, creches e prédios públicos durante a pandemia e período de isolamento domiciliar.

Uma das dicas dadas pelo coordenador é para que a população lave alimentos e consuma água fervida. A limpeza das caixas de água também é avaliada como um procedimento fundamental.  

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.