logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Oficina de aproveitamento do butiá é realizada em Giruá

Compartilhe!

Com vistas a valorizar o fruto símbolo de Giruá, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), tem promovido diversas ações de uso e aproveitamento do butiá no município. Na quinta-feira (18), em parceria com a Arede e a Secretaria de Promoção Humana, foi realizada oficina de aproveitamento do fruto, com ênfase na despolpa, que é um dos principais desafios em seu manuseio pós-colheita.

Incentivo ao consumo, diante de seus benefícios nutricionais e sua versatilidade, o armazenamento correto e a coleta em local seguro também estiveram em pauta. Em parceria com a Arede, mulheres integrantes dos grupos organizados do município tiveram a oportunidade de conhecer a máquina despolpadora do fruto, facilitando o trabalho e otimizando a produção.

No Noroeste gaúcho, a espécie predominante é o Butiá Yatay, usado para a alimentação e com folhas aproveitadas em peças artesanais, como bolsas, chapéus, carteiras, móveis e artigos decorativos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.