Ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de São Luiz Gonzaga entre os dias 15 e 21 de janeiro de 2021:

15/01/2021

Salvamento de pessoa – mal súbito:

A guarnição deslocou-se até a Rua Julio de Castilhos bairro Vila União município de São Luiz Gonzaga, após comunicação através do fone 193, para prestar atendimento a vítima de 30 anos de idade que sofreu desmaio em sua residência. Chegando ao local a vítima já havia recuperado a consciência, estava em seu quarto, porém, um pouco desorientada, sendo atendida pela guarnição e conduzida ao hospital.

16/01/2021

Salvamento de pessoa – capotamento de veículo:

A guarnição de serviço foi solicitada via telefone de emergência 193, se deslocou até a BR-392, município de Porto Xavier, prestar socorro à vítimas presas em ferragens de um automóvel o qual deslocava-se sentido Roque Gonzales. Chegando ao local as vítimas encontravam-se no interior do veículo capotado fora da pista de rolagem. O acesso aos acidentados foi realizado pelo porta-malas, sendo todos imobilizados em maca rígidas e colar cervical, com o apoio da equipe do SAMU de Porto Xavier, que posterior a retirada das vítimas, esta conduziu o condutor com possível trauma de fêmur e escoriações na face, já a  guarnição de Resgate do Corpo de Bombeiro Militar conduziu o passageiro com escoriações nos braços e possível trauma de abdômen, sendo ambos conduzidos para o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes deste município.

18/01/2021

Inspeção de local – àrvores:

A Guarnição deslocou até a Rua Domingos José de Almeida no bairro Itapevi, para inspecionar árvores que estariam oferecendo risco iminente a uma residência. Após vistoriar os 05 (cinco) eucaliptos de grande porte, a guarnição constatou que não se tratava de serviço emergencial, vindo então a contatar o proprietário, que se responsabilizou a efetuar a retirada dos eucaliptos.

Remoção fonte de perigo – mamangava:

A guarnição deslocou-se até a Rua General Lima no bairro Presidente Vargas, atendendo chamado referente a remoção de fonte de perigo envolvendo mamangavas as quais ofereciamque risco a pessoas. A guarnição efetuou a remoção dos insetos evitando assim estes viessem a atacar principalmente crianças no local.

20/01/2021

Salvamento de Pessoa – mal súbito

A guarnição foi chamada para prestar atendimento a uma idosa, a qual sofreu insuficiência respiratória em sua residência, foi administrado oxigênio. Posterior conduzida consciente até o Hospital São Luiz Gonzaga.

Combate a incêndio – àrea de preservação permanente:

Deslocamos para realizar combate a incêndio em área de preservação e reflorestamento, no interior de São Luiz Gonzaga, localidade de Rincão de São Pedro. Ao chegar ao local foi constatado que a referida área era de várzea, onde percorremos o local para verificar as dimensões de área queimada e o risco de expansão para outras áreas. Não foi possível a aproximação com viatura devido ser um terreno muito úmido, mas realizamos o controle com batedores ao redor dos principais focos do fogo até a extinção destes.

21/01/2021

Salvamento de pessoa – queda de altura:

A guarnição de serviço, após comunicação de ocorrência através do telefone de emergências 193, se deslocou até as instalações de um prédio localizado na avenida Senador Pinheiro Machado, bairro centro, para prestar atendimento a vítima de 33 anos que sofreu queda de altura. Chegando ao local deparou-se com a vítima caída ao solo no interior do corredor. A vítima encontrava-se na posição de decúbito lateral direito, com escoriações leves nas regiões lombar e dorsal, referindo fortes dores na coluna cervical e com uma provável fratura fechada no pulso do membro superior direito. Recebeu os primeiros atendimentos pré-hospitalares, sendo imobilizado com tala fixa de imobilização de braço e antebraço, colar cervical e maca rígida, e conduzida até ao hospital.

Atividade preventiva de bombeiros – queima de lixos em perímetro urbano:

A guarnição de serviço, após comunicação de ocorrência através do telefone de emergências 193 deslocou até a Rua Fernando Machado, bairro Presidente Vargas, para prestar atendimento em ocorrência envolvendo fogo em galhos, folhas secas e monte de vegetação rasteira. Chegando ao local da ocorrência, a guarnição deparou- se com uma queimada de materiais diversos, conforme descritos anteriormente, ateados por um morador da própria residência. Houve também a percepção de que essa prática é comum pelas imediações do bairro, haja visto, que no mesmo instante em que alertávamos os moradores da residência, outros praticavam essa mesma prática próximo do local. Ambos os moradores foram orientados, sobre os riscos de prática desta natureza, devido a várias moradias nas proximidades, tanto de madeira como de alvenaria, além dos mesmos estarem infringindo o Código de Postura municipal, o qual proíbe qualquer prática desta natureza dentro do perímetro urbano do município.

Foi efetuada por parte da guarnição de serviço uma atividade preventiva de bombeiro, orientadora, educadora, conscientizadora, além da possibilidade de serem notificados pelos órgãos fiscalizadores competentes, sendo passíveis de multa pelo Estado através da Patram (Patrulha Ambiental da Brigada Militar) ou pelo município através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Diante das advertências recebidas, ambos os moradores providenciaram a extinção do fogo ateado, eliminando desta maneira todo e qualquer tipo de risco no local e nas proximidades da ocorrência. Não houve a intervenção por parte da guarnição de serviço na extinção, restando somente prestar uma Atividade Preventiva de Bombeiro.

Fonte: 2º Pelotão de Bombeiro Militar