Ocorrências atendidas pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Ocorrências atendidas pelo 3º Batalhão ambiental da Brigada militar de São Luiz Gonzaga na 1ª quinzena do mês de maio:

PATRULHAMENTO AMBIENTAL RURAL

Na noite dia 1º e madrugada de  2 de maio, foi realizado patrulhamento ambiental rural, a fim de combater crimes ambientais e furto abigeato na área de ação da UHE. Passo São João no município de Roque Gonzalez, e posteriormente na localidade da UHE Passo São José no município de Salvador da Missões, sendo fiscalizados locais geralmente utilizados por caçadores e pescadores ilegais, Também foram abordados 4 veículos e identificados seus ocupantes, sendo que nada de irregular ou ilegal foi constatado no decorrer do serviço.

FISCALIZAÇÃO EM EMPREENDIMENTOS POTENCIALMENTE POLUÍDORES – OPERAÇÃO LAVAGENS AUTOMOTIVAS

No dia 3 de maio, em cumprimento a determinação de nosso Batalhão Ambiental, juntamente com o apoio do 14ºBPM (FORÇA TÁTICA), efetuamos fiscalização em duas lavagens no município de Dezesseis de Novembro, e em mais três lavagens aqui de nosso município. Todos os empreendimentos fiscalizados possuíam a documentação exigida pela legislação ambiental vigente, bem como funcionavam em total acordo com suas Licenças de Operação.

ATENDIMENTO EM SOLICITAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

No dia 4 de maio, em cumprimento a solicitação(Ofício), do Ministério Público de São Luiz Gonzaga, deslocamos até á localidade de Rincão Guaracapá, interior do município de São Nicolau, a fim de verificar a existência e  a quantidade de produto florestal(madeira), em um determinado imóvel rural. A atual situação do local, bem como o levantamento fotográfico, será remetido posteriormente ao órgão solicitante.

REALIZAM FISCALIZAÇÃO EM EMPREENDIMENTOS POTENCIALMENTE POLÚÍDORES

No dia 5 de maio, deslocamos até o município de Cerro Largo, onde efetuamos fiscalização em dois postos de combustíveis, na área urbana do município, sendo que os empreendimentos possuíam toda a documentação exigida pela legislação vigente, bem como funcionavam em total comformidade com suas licenças de Operação(LO). Não foram encontradas irregularidades nos empreendimentos fiscalizados.

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

No dia 6 de maio, foi realizado patrulhamento ambiental e fiscalização na localidade de Rincão de São Pedro, área rural de nosso município, onde constatou-se a existência e funcionamento de uma olaria. O proprietário não se encontrava no local, sendo então confeccionado Notificação Ambiental para que o mesmo em data aprazada, compareça na sede da Patram, a fim de apresentar toda a documentação pertinente ao funcionamento de seu empreendimento.

SOLICITAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Na data de 7 de maio, em cumprimento a solicitação (ofício), do Ministério Público de São Luiz Gonzaga, deslocamos até um imóvel(terreno), aqui em nosso município, a fim de verificar uma possível supressão de vegetação. No local, constatamos o corte e supressão de cerca de 25 folhosas, sendo a sua maioria exóticas( Eucalipto, cinamomo, laranjeira, bananeira), mas também havia algumas nativas suprimidas como: canafístula,cedro e canela preta, tudo fora de APP. Foi localizada a proprietária do terreno, a qual informou não possuir Licença Ambiental. Diante dos fatos, foi confeccionada ocorrência policial referente ao constatado. A atual situação do local, bem como o levantamento fotográfico, será remetido posteriormente ao órgão solicitante.

PATRULHAMENTO AMBIENTAL RURAL

Na noite de 8 de maio e madrugada de  9 de maio, foi realizado patrulhamento ambiental rural no interior do município de São Nicolau, e posteriormente na localidade de Rincão de São Pedro e São Lourenço, interior de nosso município. Foram realizadas durante toda a noite, barreiras em pontos estratégicos e abordados oito veículose identificados seus ocupantes. Nada de ilegal ou irregular foi constatado no decorrer do serviço.

SOLICITAÇÃO DA DELEGACIA DE POLÍCIA

No dia 10 de maio, em cumprimento a solicitação(ofício) da Delegacia de Polícia de Porto Xavier, deslocamos até á localidade de Linha Dupla, interior daquele município, a fim de averiguar quantoa a existência de danos de vegetação nativa em um ímovel rural. A atual situação do local, bem como o levantamento fotográfico, sera remetido posteriormente ao órgão solicitante.

PATRULHAMENTO AMBIENTAL RURAL

Na noite de 11 de maio, foi realizado patrulhamento ambiental rural na localidade de Serrinha do Rosário, a fim de coibir crimes ambientais e o furto abigeato em área rural, sendo efetuadas barreiras móveis em locais diferentes, e abordados seis veículos de passeio e identificados seus ocupantes. Nada de irregular ou ilegal foi constatado no decorrer do serviço.

CRIME DE POLUIÇÃO

No dia  12 de maio, em atendimento a solicitação de um cidadão aqui em nossa cidade, deslocamos até a residência do mesmo, onde constatamos esgoto a céu aberto, e como seu terreno é baixo, acaba por ser invadido sempre que chove, pois, há uma boca de lobo que sempre transborda. No local, foi constatado a presença de água muito escura, com características de esgoto sanitário, com proliferação de vetores, além de forte odor(mau-cheiro). A parte interessada efetuou o registro do fato para que alguma providência seja tomada. Foi efetuado levantamento ambiental e fotográfico da situação no local fiscalizado.

SOLICITAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

No dia 13 de maio, em cumprimento a solicitação(ofício), do Ministério Público de São Luiz Gonzaga, deslocamos até a localidade de Travessão Nacional , no interior do município de Pirapó, a fim de verificar possíveis danos à flora causados por maquinário agrícola. A atual situação do local, bem como o levantamento fotográfico, será remetido posteriormente ao órgão solicitante.

PATRULHAMENTO AMBIENTAL RURAL

No dia 14 de maio, foi realizado patrulhamento ambiental rural na localidade de Rincão dos Pires, interior do município de Rolador a fim de coibir crimes ambientais e o furto abigeato em área rural, sendo efetuadas barreiras móveis em locais diferentes e abordados seis veículos de passeio e identificados seus ocupantes. Nada de irregular ou ilegal foi constatado no decorrer do serviço.

PATRULHAMENTO AMBIENTAL RURAL

No noite do dia 15 e madrugada de 16 de maio, foi realizado patrulhamento ambiental rural, na área de ação da UHE Passo São João, no município de Roque Gonzalez. Foram fiscalizadas áreas de APP, onde geralmente agem caçadores ilegais. Posteriormente deslocamos até á área de ação da UHE Passo São José, no interior de Salvador das Missões, a fim de coibir crimes ambientais e o furto abigeato em área rural, sendo efetuadas barreiras móveis em locais diferentes, e abordados quatro veículos de passeio e identificados seus ocupantes. Nada de irregular ou ilegal foi constatado no decorrer do serviço.

Fonte: 3º PEL ABM –  3º BABM –  COMANDO AMBIENTAL – O Braço Verde da Brigada Militar